Clínica Escola de Odontologia presta atendimento gratuito a crianças de até 12 anos

publicado: 27/01/2023 12h11, última modificação: 03/02/2023 11h16

A Clínica Escola em Odontologia da UFMA está aberta para atendimento odontológico gratuito no prédio do curso de Odontologia, no Câmpus São Luís, tendo como seu público-alvo crianças de até 10 anos. Fazendo parte da disciplina de Odontopediatria, o atendimento visa trazer aos alunos do curso de Odontologia a vivência prática no atendimento de crianças na fase da dentição mista, na qual se encontram presentes tanto dentes permanentes quanto de leite.

A clínica oferece serviços de avaliação clínica, profilaxia dental (procedimento de limpeza realizada de forma mais detalhada por um profissional), orientação de higiene oral e dieta, cirurgias de exodontias (em que se retiram dentes nascidos normalmente, mas que estejam, de alguma forma, comprometidos, e também aplicadas para remoção de dentes de leite), cirurgias de gengiva e cirurgias de ulectomias (remoção de formações anormais do tecido gengival sobre dentes não completamente erupcionados). Presta também serviços de restaurações, tratamento de canal em dentes de leite e tratamento ortodôntico.

A Clínica funciona às quartas e quintas no período vespertino com atendimento a crianças de 6 a 10 anos. Nas segundas, durante no turno vespertino, e nas terças e sextas pela manhã, o tratamento é voltado aos jovens de até 5 anos de idade. Qualquer família que desejar realizar o tratamento odontológico em seus filhos pode comparecer à Clínica de Odontologia na UFMA. Para o atendimento, é necessário fazer o agendamento presencial, em que casos de urgências são atendidas na clínica infantil, nas segundas à tarde e nas sextas pela manhã.

A professora Gisele Quariguasi, responsável pela disciplina de Odontopediatria, afirma que os serviços públicos ainda não conseguem proporcionar todos os tratamentos necessários à população. “Por isso é muito necessário contribuir na resolução dos problemas de saúde da população das comunidades próximas ao Sá Viana, Vila Embratel e demais, acolhendo as crianças e seus familiares. Esses atendimentos também são importantes para a completa formação dos nossos alunos”, explicou.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (98) 3272-8579.

Por: Juan Terra

Produção: Alan Veras