Notícias

“Infinitum: Revista Multidisciplinar”, do Câmpus São Bernardo, une diversas áreas do conhecimento em suas publicações

publicado: 12/09/2022 14h04, última modificação: 12/09/2022 22h49

Encerrando a série “Revistas do Continente”, que visa evidenciar as produções das revistas científicas dos câmpus do continente, a Diretoria de Comunicação (DCom) da UFMA apresenta, nesta segunda, 12, a Infinitum: Revista Multidisciplinar. O periódico incentiva a produção e a divulgação de pesquisas interdisciplinares no Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB).

Criada em 2018 pelos cursos de Licenciatura em Ciências Humanas-Sociologia, Licenciatura em Ciências Naturais-Química, Licenciatura em Linguagens e Códigos-Língua Portuguesa, Licenciatura em Linguagens e Códigos - Música e Bacharelado em Turismo do Câmpus São Bernardo, a Infinitum: Revista Multidisciplinar tem por objetivo unir as diversidades dessas áreas de conhecimento e divulgar estudos, pesquisas, reflexões e ensaios no âmbito da educação, ciências humanas, ciências naturais, linguística, literatura, música e turismo.

Com publicação semestral, a revista já tem seis edições publicadas, que estão disponíveis por meio do Portal Periódicos da UFMA. Segundo o professor e editor da revista, Josenildo Brussio, a Infinitum tem papel crucial no incentivo às produções acadêmicas. “Além de agregar contribuições, desenvolvimentos e resultados de pesquisas dos cursos de graduação do Centro de Ciências de São Bernardo e outras instituições de ensino que produzem ciência, a Infinitum: Revista Multidisciplinar também é um espaço de divulgação das pesquisas em desenvolvimento da pós-graduação do Centro'', pontuou.

Para publicar na revista, os interessados podem submeter textos sob a forma de artigos, resenhas, ensaios, relatos de experiências de estudantes de graduação, desde que tenham coautoria de um mestre ou doutor, pós-graduandos e profissionais. São aceitos também produções científicas de pesquisadores de outras instituições, bem como, trabalhos originais de pesquisadores nacionais e internacionais, textos que envolvam as áreas temáticas da revista, que tem como foco meio ambiente, educação e ciências; turismo, cidades, desenvolvimento, sustentabilidade e políticas públicas; literatura, filosofia, sociologia, psicologia e história; imaginário, cultura arte e tecnologia.

Josenildo Brussio pontua que, no processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade em relação a todos os itens listados, pois as submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. Os interessados devem seguir o passo a passo do item de submissões disponível na página da revista.

Saiba mais

A Infinitum: Revista Multidisciplinar conta com a organização dos professores Kátia França, Washington Júnior e Sylvana da Silva. Além da edição pelo professor Josenildo Brussio, o periódico conta com a assistência editorial e revisão de normalização de Laís Dayane Maia e Natacha Pinto, com capa e editoração eletrônica de Thiago Matias da Silva. A revista tem também vários professores colaboradores do Câmpus São Bernardo.

Confira todas as matérias produzidas na série:

Conheça a Revista Trópica: Ciências Agrárias e Biológicas, o periódico interdisciplinar do Centro de Ciências de Chapadinha

“Barricadas: Filosofia e Interdisciplinaridade”, revista de Grajaú que promove pesquisas sobre a história da filosofia no Maranhão

InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, câmpus de Grajaú, tem classificação Qualis A2 da Capes

Conheça a Revista Humanidades & Educação, o periódico do curso Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia do Câmpus Imperatriz

“Terra de Pretos”, revista que promove pesquisas sobre história, educação, ensino, ciências e matemática

 

Por: Alan Veras

Produção: Bruna Castro

Revisão: Jáder Cavalcante

registrado em: