Gabinete

Atribuições Gabinete:

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Maranhão é órgão responsável por coordenar e fomentar atividades estratégicas específicas, de acordo com o Regimento Interno da Reitoria e o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Maranhão, tais como:

a) Elaborar políticas de gestão de pessoas, por meio do desenvolvimento e/ou adequação de normas relacionadas às políticas que orientam a gestão de pessoas, incluindo às de capacitação e de desenvolvimento de servidores e de remuneração e benefícios;
b) Promover a saúde do servidor fomentando ações de promoção da saúde e qualidade de vida por meio de campanhas de vacinação, atividades físicas, palestras sobre alimentação saudável, cuidados com a voz, prevenção de doenças e gestão do estresse, entre outras;
c) Desenvolver programas de capacitação e treinamento mediante a coordenação de programas de capacitação e treinamento para os servidores, visando ao desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o desempenho de suas funções;
d) Promover o clima organizacional desenvolvendo ações que visem ao seu fortalecimento na UFMA, como a promoção de atividades de integração e incentivos à participação dos servidores em eventos e iniciativas da instituição;
e) Participar da implantação de sistemas informatizados de gestão de pessoas, que facilitem o acompanhamento de dados sobre os servidores e o gerenciamento de processos administrativos relacionados à gestão de pessoas;
f) Desenvolver programas de saúde e de segurança do trabalho visando à prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais;
g) Implementar as normas de pessoal aplicáveis aos servidores incluída a orientação e a capacitação dos servidores e gestores em relação aos direitos e deveres previstos na legislação, bem como elaboração e atualização das normas internas da UFMA, em consonância com as leis e regulamentos federais.

Cabe à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas supervisionar e coordenar as Diretorias e demais unidades administrativas na execução do planejamento de suas atividades. Compete, ainda, promover a orientação e a integração dessas unidades em relação às políticas e às ações de gestão de pessoas, visando à efetividade e à eficiência das atividades desenvolvidas pela UFMA.

O Gabinete é composto atualmente como segue:

Equipe Gabinete/PROGEP

Ana Carla Araújo Arruda  – Pró-Reitora de Gestão de Pessoas
Adna Silva Sousa Belfort – Secretária Executiva
Carlos Henrique Mendes de Oliveira – Administrador
Maria de Jesus Rocha Braga – Assistente em administração
Maitê Mendes Sousa – Colaboradora


Telefones: (98) 3272-8802 / 8822
E-mail: gab.progep@ufma.br

Equipe NAA/Gabinete/PROGEP:

O Núcleo de Acompanhamento de Auditoria/PROGEP é uma unidade virtual no âmbito da PROGEP responsável por realizar atividades de acompanhamento de auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU), para cumprimento das decisões judiciais relativas às questões de gestão de pessoas. Essas atividades incluem a elaboração de subsídios, o fornecimento de informações aos órgãos de controle externo e interno, a participação em reuniões, dentre outras.
A Unidade tem como objetivo contribuir para a melhoria da gestão de pessoas na UFMA, por meio da correção de eventuais irregularidades apontadas pelos órgãos de controle, bem como o acompanhamento e controle das decisões judiciais pertinentes visando à promoção da transparência e da efetividade da gestão pública.

O NAA/PROGEP é composto atualmente como segue:

Alex Santos Moura Diniz – Auditor
Wladimir Sidartha Ayres Guimarães Ferreira – Assistente em administração
Heitor Carlos Nogueira da Cruz – Colaborador

Telefones: (98) 3272-8815
E-mail: gab.progep@ufma.br

Equipe Serviço Administrativo junto ao HUUFMA/PROGEP

O Serviço Administrativo junto ao HUUFMA/PROGEP presta serviços de suporte aos servidores lotados nas Unidades Presidente Dutra e Materno Infantil, visando garantir a efetivação das políticas de gestão de pessoas. Os serviços incluem orientação sobre questões relacionadas aos direitos e deveres dos servidores, elaboração de documentos administrativos, gestão de ponto e frequência, cadastro de ocorrências da folha de pagamento de servidores efetivos e de residentes multiprofissionais e de residentes médicos, dentre outros.

O SAHU/PROGEP é composto, atualmente, como segue:

Amanda Karolline Barbosa Sousa – Assistente em administração
Thiago Alberto de Mesquita Bispo – Assistente em administração

Telefones: (98) 2109-1993
E-mail: gab.progep@ufma.br