Notícias
Vinte e quatro estudantes de Pedagogia e das licenciaturas em Ciências Naturais – Biologia e em Ciências Humanas – História recebem o grau em Codó
Uma noite de recordações e gratidão aos professores e à Universidade Federal do Maranhão pode ser uma boa definição sobre a cerimônia de Colação de Grau do estudantes do Centro de Ciências de Codó (CCCo), referente ao semestre 2022.2. Na solenidade, vinte e quatro discentes receberam o grau, em que participaram o pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio, representando o reitor Natalino Salgado; o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva; a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Zefinha Bentivi Andrade; o superintendente de Infraestrutura da UFMA, o professor Wener Santos; a diretora em exercício do Centro de Ciências de Codó, Lucinete Fernandes Vilanova; a diretora de Extensão da Proec, Li-Chang Shuen Cristina; o chefe da Divisão de Extensão da Proec, Alden Makel Pontes Almeida; e a pedagoga da Divisão de Projetos Pedagógicos de Cursos da Proen, Hadria Samille Palhano Galvão.
Colaram grau discentes dos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas – História, Ciências Naturais – Biologia, e Pedagogia. Para a Bianca Giovana Viana Pereira, de Ciências Naturais – Biologia, o sentimento em relação à Universidade Federal do Maranhão e aos seus professores é de imensa gratidão. “Foi muito significante a caminhada, tudo o que aprendi, foram vários desafios. Eu ia e vinha de Timbiras, esse trajeto diário. Teve pessoas que desistiram, mas eu continuei, pensando em estar aqui hoje”, expressou.
Para Laiane Ferreira Guimarães, da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas – História, é muito representativa a conquista da graduação justamente onde nasceu e morou. “Isso é muito importante, sou a primeira da família, tenho inspirado minha irmã mais nova, que hoje faz graduação de Tecnologia de Alimentos no Ifma. Nada é fácil, e ainda crio minha menina de 11 anos e meu filho de um ano e dois meses, ainda com aula remota, mas minha família e amigos me ajudaram até eu chegar a este momento”, relembrou.
O paraninfo oficial, o professor do curso de Ciências Naturais – Biologia Dilmar Kistemacher, representando todos os docentes do respectivo câmpus, discursou sobre a superação conjunta do período dificultoso da pandemia de covid-19. “Quero lembrar que neste cenário complicado e contraditório, a universidade pública participou ativamente do debate científico e político. E sim precisou reinventar a vida, as relações e o consumo, enfim reinventar o cotidiano, e, no caso de vocês, reinventar a vida acadêmica e os estudos. Sim, a universidade também precisou se reinventar, mas isso só foi possível porque o fizemos juntos”, enfatizou.
A oradora oficial, a formanda Marineide da Costa Fonte, do curso de Pedagogia, falou sobre a importância dos pais e da superação de dificuldades impostas pela pandemia e de acompanhar as aulas remotamente. “Nós vencemos com toda a certeza daqui saíram professores e professoras prontos para mudar a vida de outras pessoas levando prontos para mudar a vida de outras pessoas levando conhecimento educação conhecimento e aprendizado Pois educar é viajar no mundo do outro e ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar”, completou.
O pró-reitor de Ensino, em seu discurso, ressaltou a trajetória dos estudantes: “Vocês coroaram essa jornada que agora se encerra e vocês são dignos de estarem aqui, realizando seus sonhos e de seus pais e familiares. Lembrem-se: este momento não representa o fim, e sim, um novo começo. Venceram. Continuem atrás de seus sonhos, maiores ou menores, e enquanto nele acreditarem, nada será por acaso”, aconselhou.
Na ocasião, receberam o diploma de mérito acadêmico as estudantes Francisca Malena Santos da Silva, da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas – História; Bruna de Fátima da Silva dos Santos, Licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais – Biologia; e Isabella Cristine Amorim Campos, do curso de Pedagogia.
Por: Luciano Santos
Fotos: Luciano Santos