UFMA se destaca com cursos nota máxima em indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022

publicado: 05/04/2024 12h25, última modificação: 05/04/2024 12h25
a18f013a-22e0-4d6d-8b18-46961c7834e2.png

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) tornou público, nessa terça-feira, 2, os resultados da Qualidade de Educação Superior referentes à avaliação dos cursos realizada no ano de 2022 pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Entre as instituições de ensino superior do país, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se destaca ao alcançar 100% de aprovação em todos os cursos avaliados.

Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Expressos em escala contínua e em cinco níveis, têm relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade, que determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. Foram divulgados os dados referentes ao Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).

Em relação ao IGC, a Universidade Federal do Maranhão obteve conceito 4 (de uma escala de 0 a 5) mantendo-se em primeiro lugar das IES do Estado do Maranhão. Do CPC, foram avaliados quatorzes cursos, e, entre estes, dois obtiveram nota 5 (nota máxima), sete obtiverem conceito 4 e cinco tiveram nota 3.

O curso de turismo do Câmpus São Luís obteve o maior Conceito Preliminar de Curso (CPC) entre os mais de oitenta cursos de turismo avaliados. O curso de Serviço Social, também com nota 5, ficou em 17º lugar entre os mais de trezentos cursos de Serviço Social avaliados nessa edição da avaliação.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, parabeniza toda a comunidade acadêmica pelos resultados obtidos e ressalta a qualidade de ensino da Universidade. “Com certeza, a Universidade está de parabéns com esse novo resultado dos nossos cursos avaliados. Os indicadores mostram que a instituição está cada vez mais melhorando a sua qualidade de ensino. Tivemos dois cursos com nota 5 e vários com nota 4 e 3, e hoje já podemos perceber que a Universidade tem melhorado a formação de nossos alunos e jovens”, enfatiza.

Para o pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio, os índices refletem um trabalho conjunto realizado por todo o corpo acadêmico da UFMA.

“A UFMA, como vem acontecendo ao longo dos anos, teve 100% dos seus cursos bem avaliados. Nós tivemos nessa edição catorze cursos, são cursos da área de Ciências Humanas e Sociais. Tivemos cursos da sede, mas também dos câmpus de Imperatriz e São Bernardo, e também cursos presenciais e dois cursos de educação a distância. Isso mostra que a nossa qualidade não é localizada somente no nosso câmpus sede e também não é localizada somente em uma só modalidade de ensino, mostrando que esse é um processo homogêneo e igualmente distribuído. Dos catorze cursos, nós tivemos dois cursos com nota 5. Isso tudo é graças a um trabalho que envolve todo o apoio da gestão superior, da Pró-reitoria de Ensino, da Diretoria de Avaliação e Regulação Institucional e, principalmente, dos coordenadores de curso, que acabam capilarizando todo esse trabalho no âmbito dos cursos de graduação e fazendo com que todo esse processo envolva os alunos, os técnicos e também o corpo docente”.

O resultado positivo alcançado pela UFMA reflete o constante investimento em qualidade de ensino, pesquisa e extensão realizado pela Universidade. Além disso, evidencia a consonância dos cursos com as diretrizes educacionais e as necessidades do mercado de trabalho.

Qualidade de Educação Superior 2022

Os indicadores são diretamente relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. Na edição, o Enade avaliou os seguintes cursos: bacharelado das áreas de administração; administração pública; ciências contábeis; ciências econômicas; direito; jornalismo; psicologia; publicidade e propaganda; relações internacionais; secretariado executivo; serviço social; teologia e turismo. Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior; design de interiores; design gráfico; design de moda; gastronomia; gestão comercial; gestão da qualidade; gestão pública; gestão de recursos humanos; gestão financeira; logística; marketing e processos gerenciais.

O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta — corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC (cursos de graduação) e dos conceitos CAPES dos cursos de programas referentes às pós-graduações stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.

Por: Sarah Dantas com informações do Inep