Notícias
UFMA recebe visita de estudantes da cidade de Matões do Norte
Estudantes atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade de Matões do Norte visitaram a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) nessa quinta-feira, 5 de dezembro. O intuito da iniciativa foi promover aos estudantes uma experiência diversificada que desperte o interesse em buscar uma formação superior.
A ação ocorreu por meio do Programa de Visitas Guiadas da UFMA, vinculado à Coordenação de Relações Públicas e Cerimonial (CRP). Os estudantes fizeram um tour pela Universidade, visitando alguns locais como: a TV UFMA, o Centro de Ciências Humanas (CCH), a Pró-reitoria de Ensino (Proen), o Núcleo de Esportes e o Complexo Fábrica Santa Amélia. A CRP pensou nos locais mais atrativos da UFMA para organizar o roteiro de visitas.
A coordenadora de Relações Públicas e Cerimonial da Diretoria de Comunicação da UFMA, Raquel Gonçalves, explica que, desde a pandemia de covid-19, o Programa de Visitas Guiadas não estava funcionando. “A gente estava com esse programa parado desde a pandemia, já é algo que existe dentro da coordenação de relações públicas há alguns anos, mas, desde a pandemia, a gente não tinha retomado. E agora a gente volta com esta primeira ação, abrindo as portas para receber novas solicitações nesse sentido”, salientou.
O Projeto de Extensão Hospitalidade no Câmpus, do curso de Turismo, coordenado pelo professor Davi Andrade, colaborou com a inciativa tendo a participação de três bolsistas do Projeto. Nesse sentido, Raquel Gonçalves destaca o caráter pedagógico que é desenvolvido no Programa de Visitas Guiadas. “A gente recebeu três bolsistas do turismo que se juntaram aos bolsistas da Coordenação de Relações Públicas e Cerimonial para acompanhar essa turma no ônibus, em cada espaço que eles estão visitando. Então, eu acho que tem esse caráter pedagógico também de aprendizado de quem trabalha com relações públicas e turismo”, concluiu.
O discente de Hotelaria Pedro Jonas Assunção Pereira relata sua experiência na ação e o enriquecimento para o seu currículo. “Está sendo uma experiência incrível estar mostrando a Universidade para os meninos, mostrar para eles os cursos que a Universidade oferece e todas as experiências, não só dentro da sala de aula, mas também fora dela com experiências práticas. A experiência está sendo muito incrível para mim, porque assim eu consigo ter uma visão deles, que são de fora da Universidade, pois eu também já estive nesse lugar, eu também já visitei a UFMA como estudante do ensino fundamental. E eu consigo ampliar mais meus conhecimentos nessa área de estar guiando pessoas, que vai me ajudar muito no meu curso”, expressou.
Novas Experiências
O público da visita foi composto por adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, que, por meio do Cras, tiveram a oportunidade de conhecer o espaço da maior universidade do Maranhão. Além disso, a experiência proporcionou a reflexão sobre as escolhas para o futuro, fomentado o papel da educação na transformação e na melhoria das realidades.
Nessa perspectiva, a coordenadora do Cras, Ivanildy Diniz, afirma que a ideia da visita é aprimorar os conhecimentos e as experiências dos estudantes. “Nós trabalhamos com crianças, com adolescentes, com idosos, pessoas que estão, algumas, em estado de vulnerabilidade, são pessoas que são assistidas por nós, pela equipe técnica e pela coordenação. Nosso intuito de trazê-los aqui é devido a nossa cidade ser pequena, que a gente pudesse trazê-los para ampliar os conhecimentos, ter novos horizontes, possibilitar a eles uma visão diferente e que eles ganhem conhecimento, e aqui é o lugar próprio para isso”, compartilhou.
A assistente social do Cras, Iara Lindoso Maciel, também destaca as expectativas com a iniciativa e a esperança de um futuro promissor para os adolescentes. “A gente planejou essa visita guiada no intuito de a gente despertar nos adolescentes o interesse de cursar o ensino superior. Como eles vêm de um município pequeno, então poucos deles têm acesso a essas informações ou conhecem pessoas que vivenciam outras profissões. A nossa expectativa é que realmente a gente tenha uma mudança de comportamento desses adolescentes, que eles possam realmente pensar, planejar o futuro e projetos de vida”, enfatizou.
A estudante Clessia Cristina cita como está sendo a experiência em conhecer um estúdio de televisão pela primeira vez. “Eu estou achando muito boa, porque, quando a gente estava lá fora, eu nem esperava por isso. Quando cheguei aqui, eu falei: 'nossa', porque eu nunca tinha visto um estúdio. Gostei muito, gostei bastante do estúdio, achei lindo”, relatou.
No final da visita, a diretora da TV UFMA, Cecília Leite, explicou o papel da emissora na sociedade e agradeceu a presença dos estudantes. “A TV UFMA é um portal entre o que é produzido na Universidade e a sociedade. Então, a gente dá voz aos cientistas, mostra o nosso conhecimento, a gente tem o objetivo de educar e, acima de tudo, formar por meio da educação”, finalizou.
O Programa de Visitas Guiadas da UFMA é uma oportunidade de conhecer uma instituição de ensino superior e descobrir a área que deseja seguir para o futuro. A iniciativa desenvolvida pelo Cras de Matões do Norte reforça a importância do incentivo para continuar em busca da formação superior, possibilitando a descoberta de lugares que proporcionam um ensino de qualidade.
Por: Aline Vitória
Fotos: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante
Divulgação: Paulo Miranda