UFMA realiza solenidade para a assinatura da resolução do diploma digital

publicado: 13/04/2023 19h40, última modificação: 13/04/2023 19h40
73e3125f-ab17-4301-92b4-6496ccce57c5.jpeg
Diploma2.JPG

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, assinou, nessa segunda-feira, 10, na Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), a resolução que institui a emissão de diplomas digitais na instituição. A medida está em consonância com a Portaria MEC n.º 330, de 5 de abril de 2018, que estabelece a emissão de diplomas em formato digital nas instituições de ensino superior pertencentes ao sistema federal.

O diploma digital é um documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digital que busca trazer mais agilidade e confiabilidade ao processo atual, feito em sua forma física.

A UFMA disponibilizará o diploma digital pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no primeiro momento, aos discentes que concluírem os cursos de graduação. Posteriormente, aos alunos dos cursos de pós-graduação e às instituições que fazem o registro do diploma por meio da universidade.

O reitor Natalino Salgado destacou a importância da implementação do diploma digital para a comunidade acadêmica. “Com o diploma digital, a universidade colabora com a sustentabilidade ambiental, ocorrendo reduções de tempo, de consumo de papel e dos espaços físicos que mantinham esses documentos. Os servidores, técnicos, discentes e docentes terão mais qualidade de vida, além de o sistema eletrônico ser totalmente seguro”, afirmou.

O pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio, explicou que, a partir da assinatura da resolução que trata do diploma digital, do ponto de vista técnico, todos os certificados serão gerados e emitidos digitalmente, inclusive as assinaturas também serão disponibilizadas da mesma maneira. Assim, os estudantes terão acesso aos seus diplomas de maneira fácil e rápida.

Também compuseram a mesa da solenidade o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), Fernando Carvalho; e o superintendente de Tecnologia da Informação (STI), Anílton Maia.

Por: Layane Garcêz

Produção: Alan Veras