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UFMA realiza lançamento da Central de Atendimento ao Usuário
A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Gestão e Transparência (PPGT) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), promoveram a cerimônia de lançamento da Central de Atendimento. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira, 27, com início às 8h, em formato remoto com transmissão no Canal Institucional da UFMA no Youtube, para toda a comunidade interna e externa à instituição. A Central de Atendimento pode ser acessada no endereço atendimento.ufma.br. Atualmente, a plataforma está disponível para a PPGT, STI, DTED, Proen.
A mesa virtual da solenidade contou com a presença do reitor Natalino Salgado Filho; da pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera; do pró-reitor da PPGT, Walber Lins Pontes; do superintendente de Tecnologia da Informação, Anilton Bezerra Maia; do superintendente de Comunicação e Eventos, Fernando Oliveira; e da diretora de Tecnologia na Educação, Ana Emília Figueiredo de Oliveira.
A Central de Atendimento é uma iniciativa vinculada ao compromisso do reitor Natalino Salgado Filho, que nasceu da proposta de tornar a Universidade mais moderna por meio de inovações tecnológicas que viabilizam o avanço, no que concerne aos processos de modernização, transparência, digitalização e atendimento eficaz à comunidade universitária. “A evolução na área tecnológica permitiu à Instituição enfrentar as dificuldades, dando uma visão de futuro na retomada das atividades acadêmicas que estavam paradas no início da pandemia”, declarou o reitor.
Na cerimônia, foi ressaltado que a UFMA vem trabalhando em processos cada vez mais transparentes, com o objetivo de ser pontuada como exemplo de gestão pública refletindo na qualidade de ensino. “Hoje, temos uma cultura promissora que nos permite sonhar com avanços maiores para a nossa Instituição, por meio de soluções prestadas aos docentes e discentes durante a pandemia. Precisamos incorporar com o avanço das novas tecnologias, pois a Universidade é criativa, inovadora, e compromissada”, afirmou o professor Natalino Salgado.
O pró-reitor Walber Pontes destacou que esta gestão “consegue compreender a mudança do futuro, baseado em uma UFMA digital, como mostra a melhoria ao atendimento interno e externo à Instituição”, em suas palavras. Para Pontes, a Central passou por um processo de melhora nos atendimentos e no reconhecimento do papel do servidor, dando melhores condições de trabalho, inclusive, retirando algumas ações operacionais que dependiam do esforço manual, além de promover ações de rapidez no atendimento à sociedade.
A pró-reitora Isabel Ibarra analisou a criação da Central como um suporte a mais para fornecer à comunidade informações e serviços com maior transparência e agilidade, mudando a relação de atendimento com os alunos diante das responsabilidades deles com a Universidade e com garantia da confiabilidade de um sistema padrão que contará com o suporte técnico da STI e com modelos de atendimento em cada unidade.
Por: Lucas Araújo
Produção: Bruna Castro
Revisão: Jáder Cavalcante