UFMA realiza abertura oficial da Semana da Acolhida para calouros e veteranos da instituição

publicado: 19/03/2024 20h00, última modificação: 19/03/2024 20h00
337b06e1-184d-42c3-8cb8-1c3c0947976b.jpeg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoveu a abertura oficial da acolhida para calouros do primeiro semestre de 2024, nessa segunda-feira, 18 de março, no Auditório Central do Câmpus São Luís, que foi transmitido ao vivo para todos os câmpus. O evento ofereceu orientações e auxílios para os novos ingressantes da UFMA, além de incluir oficinas, apresentações da estrutura, atrações culturais e rodas de conversa. Foram apresentados também aos calouros a estrutura da UFMA e o corpo adminstrativo da instituição, composto por pró-reitores, superintendentes e representações estudantis.

O início do acolhimento oficial aos calouros de 2024 foi celebrado pelo reitor da UFMA, Fernando Carvalho, quando pôde apresentar-se para os novos discentes: “Hoje nós estamos dando boas-vindas aos nossos calouros, nossos ingressantes. É importante ressaltar que os novos discentes estão entrando numa das melhores universidades do país. Temos muito a oferecer para eles, pois estão entrando em uma nova etapa da vida, numa jornada acadêmica, em que serão nossos futuros profissionais que nós entregaremos para a sociedade”, destaca.

A acolhida de 2024 na UFMA aborda a importância fundamental na participação dos novos alunos no espaço acadêmico. Para o Pró-reitor de ensino (Proen) Romildo Sampaio, o evento oferece um espaço de interação e acesso à informações sobre a Universidade: “É importante que eles se conheçam e como a UFMA é estruturada, em termos de pró-reitorias, e o que tem a oferecer. Portanto, que eles tenham essa visão institucional da Universidade Federal de Maranhão e que possam entender melhor o seu funcionamento”, afirma.

Segundo o Diretor de Desenvolvimento de Ensino de Graduação Jaiver Efren, a organização do evento oficial da acolhida constituiu grandes expectativas para o recebimento de novos discentes na UFMA: “Aqui está toda a gestão superior, veteranos, coordenadores de curso, nós estamos de braços abertos para recebê-los e saber que vão passar aqui os próximos cinco anos da sua vida”.

A programação do evento foi marcada por atividades culturais e palestras sobre a importância do Ensino Superior no empreendedorismo. Para o novo discente do Curso de Medicina, Gabriel Ramos Goulart, de 17 anos, ficaram estabelecidos importantes auxílios para os recém-estudantes: “Acho importante que apresentem como é a estrutura da UFMA, como vai funcionar o RU, como é a integração entre os diferentes cursos também", frisou.

O evento recebeu quase três mil calouros, que estão ingressando em 96 cursos de graduação. A nova discente do Curso de Artes Visuais Yasmim Linervet, de 18 anos, reintegra grandes expectativas no curso, assim como a receptividade da acolhida: “O que eu espero do curso e da acolhida é receptividade, traga bons ensinamentos, bons conhecimentos e boas memórias” mencionou.

A programação de acolhida aos novos calouros e aos veternos ocorre desde o dia 11 de março em todos os centros da Universidade. As atividades incluem campanhas voltadas para animais, com vacinação, vermifugação e castração, oficinas de ABNT, rodas de conversa, entre outras.

Por: Camilla Fernanda e Karina Soares

Produção: Sarah Dantas