Notícias

UFMA realiza abertura do I Seminário de Projetos de Ensino

publicado: 30/08/2024 07h55, última modificação: 30/08/2024 07h55
O evento ocorre de forma on-line até esta sexta-feira, 30
ba376a4c-a0ca-4391-ac23-171dd2a55249.jpeg

 

Nesta quinta-feira, 29, ocorreu a abertura oficial do I Seminário de Projetos de Ensino (SEMPE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-reitoria de Ensino (Proen). O evento, que é realizado de forma on-line, tem como objetivo divulgar um espaço para atividades realizadas por alunos e professores nos Projetos de Ensino: Monitoria (PEM) e Nivelamento Acadêmico (PNA) dos Cursos de Graduação e do Colégio Universitário (Colun).

A mesa de conferência foi composta pelo pró-reitor de Ensino Romildo Sampaio; da chefe da Divisão de Avaliação, Acompanhamento Acadêmico e Transparência (Diac) Jeane Macedo; a diretora de Desenvolvimento de Ensino de Graduação (Dideg), Cecilma Teixeira e do docente João Bottentuit, além da presença de alunos, professores e servidores da UFMA.

“Experiências Educativas nos Projetos de Monitoria e Nivelamento Acadêmico” é o tema do I SEMPE que aborda debates pertinentes entre a comunidade acadêmica com apresentações de relatos de experiência para compartilhar ações e formas de colaboração entre monitores e professores, visando desenvolver formas de aprendizagem afetiva no aperfeiçoamento a melhores práticas pedagógicas e metodológicas entre os cursos oferecidos pela Instituição. Na abertura, Jeane Macedo destacou a proposta central do Seminário, “o propósito é realizar a divulgação das experiências vivenciadas pelos alunos e professores nos projetos de monitoria e de nivelamento acadêmico. Sabemos que esses projetos são importantes para o processo de ensino-aprendizagem quanto para sucesso acadêmico dos alunos e para a diminuição dos índices de retenção e evasão na Universidade”, relatou.

Dando continuidade à abertura, o pró-reitor de Ensino da UFMA, Romildo Sampaio, destacou a importância da realização do programa, enfatizando que este é o primeiro seminário que aborda a monitoria como um meio crucial para o desenvolvimento da rede de ensino na Universidade.

“É um evento marcante pelo que se propõe. Apesar de ser a primeira edição, desde o ano passado temos investido muito tempo e esforço para que possamos remodelar os nossos programas de monitoria e os nossos programas de nivelamento. Por acreditar que ambos são motores para nos auxiliar a combater um dos grandes flagelos da Educação Superior que é a evasão e também porque não dizer a retenção. Logo acreditamos muito na monitoria, não só fora da UFMA como dentro da Universidade. A monitoria tem mostrado, ao longo dos anos, as inúmeras possibilidades trazidas ao aluno monitor quanto também as todos aqueles estudantes que se beneficiam desse programa. É um recurso que esperamos se concretizar para que tenhamos bolsas de monitoria, pois acredito nada mais que justo reconhecer a grandiosidade e a relevância desse programa para os nossos cursos de graduação e para a instituição como um todo”, frisou. 

Após a abertura, foi realizada a palestra “Inteligência Artificial na Educação: mudança pedagógicas, oportunidades e desafios ", ministrada por João Bottentuit, que apresentou pontos positivos e negativos sobre o uso da tecnologia como base de conhecimento para execução de tarefas e trabalhos, por meio dos tópicos:  Campo da Ciência multidisciplinar; Inteligência Artificial; Aprendizado, Capacidade de decisão e Resolução de problemas.

O I Seminário de Projetos de Ensino continua até esta sexta-feira, 30, com uma programação completa de palestras e apresentação de trabalhos. O encerramento será realizado nesta sexta-feira, a partir das 17h por meio do canal da UFMA.

Confira a programação completa AQUI. 

Por: Camilla Fernanda

registrado em: