Notícias
UFMA entrega mais 74 novos profissionais qualificados na região do Baixo Parnaíba Maranhense
Em determinado momento da vida, o sonho de milhares de pessoas é ingressar em uma universidade pública para cursar uma graduação; em outro, é concluir o curso e mergulhar no mercado de trabalho. Esse foi o sonho realizado por 74 formandos dos cursos de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa, Linguagens e Códigos – Música, Ciências Humanas – Sociologia, Ciências Naturais – Química e Turismo, do Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB), com a outorga de grau realizada na noite de terça-feira, 5 de novembro.
Presidida pelo vice-reitor da UFMA, Leonardo Soares, a cerimônia teve início com a tradicional entrada dos formandos, aplaudidos e ovacionados pelo grande público que se fazia presente, composto por familiares, amigos, professores e administração superior. “Hoje é um dia muito especial, um dia de muito agradecimento, é a colação de grau do Centro de Ciências de São Bernardo, estamos entregando à sociedade mais 74 egressos de diferentes cursos. Um dia de festa! Estamos aqui prestigiando esse momento com os familiares e com a comunidade acadêmica”, manifestou o vice-reitor.
Na ocasião, o diretor do Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB), Jefferson Rocha, destacou que os alunos que estão se formando estão preparados para atuar na região em áreas como educação e turismo. “Para a gente, sempre é uma alegria formar profissionais nessa região nossa do interior do Maranhão, do Baixo Parnaíba Maranhense, onde hoje 74 alunos estão saindo aqui graduados, capacitados para trabalharem na educação, no turismo, e atender toda essa região de forma mais qualificada”, garantiu.
A solenidade de colação de grau não era apenas uma despedida; era um momento de compromisso e esperança. Para esses novos profissionais, a conclusão da graduação marca não só uma conquista pessoal, mas uma responsabilidade com a sociedade.
A formanda do curso de Ciências Humanas – Sociologia Samara Farias Garcez expressa que este é um momento muito importante e esperado, tanto para ela quanto para sua família. “É um momento muito importante, muito esperado por mim e pela minha família. A gente só tem expectativa de que dê tudo certo. Foi um ano de muita aprendizagem, uma riqueza enorme. A UFMA nos proporcionou momentos incríveis. Dificuldade tivemos. Eu, por exemplo, sou do interior, vinha para cá [São Bernardo] todo dia de moto, à noite, enfrentando chuva, poeira... É a minha realidade e de muitos outros alunos. Chegar aqui, hoje, é uma vitória em todos os sentidos”, destaca.
Realidade compartilhada pelo formando do curso do Ciências Naturais – Química Denilson Vieira Vilar, que saiu do interior de Cana Brava para estudar em São Bernardo. “Eu sou do interior de Cana Brava, da cidade de Água do Doce Maranhão. Tive que me mudar para cá por causa do estudo. Foi uma questão muito burocrática devido à minha vida financeira. Mas deu tudo certo. Hoje estou terminando essa etapa de muitas que estão por vir”.
Denilson agradeceu, ainda, à UFMA o impacto positivo na sua carreira e menciona que já trabalha como professor na sua cidade natal graças às oportunidades proporcionadas pela Universidade. “A UFMA fez um diferencial na minha carreira, pois, por meio dela, abriram-se várias outras oportunidades para mim, na qual eu já estou já trabalhando como professor na minha cidade. É muito gratificante o que ela está fazendo por nós”, reconheceu.
Durante esse percurso, os docentes da instituição são primordiais para a capacitação qualificada dos novos profissionais. O professor do curso de Linguagens e Códigos – Música do CCSB e também paraninfo da turma, Pedro Henrique Lisboa da Silva, expressou sua felicidade e satisfação com a formação de sua turma. “Sinto-me muito feliz e contente por ver esses novos profissionais que estão sendo entregues ao mercado de trabalho aqui no Baixo Parnaíba, São Bernardo, Magalhães, Santa Quitéria e fico mais feliz ainda de ter participado da formação desses novos profissionais”, pontuou.
Mérito Acadêmico
Durante a cerimônia, os alunos que se destacaram em suas trajetórias receberam a honraria de Mérito Acadêmico, uma dignidade universitária instituída pela Resolução N° 3.391-CONSEPE, de 9 de abril de 2024, que reconhece o excelente desempenho dos discentes que cumpriram requisitos rigorosos.
O Mérito acadêmico é concedido apenas aos alunos que completaram o curso no tempo padrão estipulado, não tiveram reprovações, trancamentos nem sanções disciplinares e mantiveram um Índice Acadêmico (CR) igual ou superior a 8.
Os alunos agraciados com a honraria foram: Stterfyson Marques Pinto, do curso de CIencias Humanas – Sociologia; Joubert Jorge Lima Viana, do curso de Linguagens e Códigos - Musica; e Alane Brandão Vilar, do curso de Ciências Naturais – Quimica.
Alane Brandão enfatizou a satisfação de ver que seu esforço foi recompensado e que sua dedicação ao longo dos quatro anos de curso foi reconhecida. “Fiquei surpresa, mas grata por esse reconhecimento. Foram quatro anos na Universidade, foram muitas lutas, muitas dificuldades, as provas, os trabalhos... É muito gratificante quando a gente vê que o nosso esforço vale à pena, que somos reconhecidos por essa dedicação. Eu me dediquei o máximo para ser uma boa aluna, e é claro ser uma excelente profissional”, salientou.
Por: Sarah Dantas
Fotos: Sarah Dantas
Revisão: Jáder Cavalcante
Divulgação: Paulo Miranda