Notícias

UFMA divulga consulta pública para implementação do Programa de Modernização na instituição

publicado: 07/01/2025 20h21, última modificação: 07/01/2025 20h21
A consulta está disponível até o dia 20/01 por meio da Plataforma Participa + Brasil
d7c83f91-2714-4470-834d-affd64b24cb5.png

 

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulga a consulta pública para implementação do Programa de Modernização da Estrutura Acadêmica e Administrativa da UFMA, que busca promover uma gestão acadêmica e administrativa mais eficiente, moderna e dinâmica, promovendo um ambiente acadêmico mais inclusivo, dinâmico, tecnológico e eficiente.

Com o objetivo de transformar a instituição em um modelo de excelência acadêmica e administrativa, o programa é organizado em cinco eixos principais, cada um focado em aspectos essenciais para a melhoria contínua da Universidade. O eixo central é Política de Qualidade da Graduação (Qualigrad), que tem por objetivo modernizar o ensino, aumentar o engajamento estudantil, melhorar indicadores de desempenho acadêmico, ampliar o número de ingressantes e concluintes com inclusão e promover práticas que elevem o sucesso acadêmico.

O segundo eixo trata da reestruturação acadêmica e administrativa da instituição, por meio da criação de novas instâncias acadêmicas e administrativas, responsáveis por atuar em demandas atuais e relevantes para a sociedade e para a educação superior. Dentro desse escopo, foram criadas, ainda em 2024, a Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ação Afirmativa (DIDAAF), a Diretoria de Inteligência Artificial (DIA), Diretoria de Qualidade dos Cursos de Graduação (DIQUALIGRAD), a Diretoria de Atenção à Saúde do Discente (DASD) e a Diretoria de Desempenho, Carreira e Saúde (DIDECAS), que demonstram o compromisso da Universidade com o protagonismo da comunidade acadêmica, com uma sociedade mais justa e igualitária e, ainda, antenada com os avanços tecnológicos e como eles podem ser utilizados em prol dos processos educacionais.

De acordo com o programa, o fortalecimento da assistência estudantil é o terceiro eixo da Modernização proposta, e sua base se dá a partir do desenvolvimento de novas políticas e ações acadêmicas visando ao apoio à permanência dos estudantes e à diminuição das taxas de evasão e retenção. E o eixo da sustentabilidade orçamentária, que terá como prioridade a gestão eficiente dos recursos financeiros, com o objetivo de garantir uma distribuição equilibrada do orçamento da instituição. Dessa forma, será possível atender integralmente às demandas das atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de proporcionar uma infraestrutura de excelência para a comunidade acadêmica.

Por fim, a proposta apresenta também a padronização das subunidades acadêmicas, que tem por finalidade uniformizar as estruturas dos cursos de graduação da instituição e fortalecer as coordenações de cursos, garantindo um modelo único e isonômico de gestão nos doze centros acadêmicos.

A proposta visa aprimorar a gestão acadêmica e administrativa da UFMA, transformando as coordenações em principais protagonistas e gestores dos cursos, fortalecendo as atividades-fim (ensino, pesquisa, extensão e inovação), otimizando processos e promovendo maior eficiência e qualidade no atendimento das demandas acadêmicas e administrativas. 

Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar da consulta pública, disponível até o dia 20/01, por meio da Plataforma Participa + Brasil, do Governo Federal (acesse e participe).  

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva, destaca a importância da participação da comunidade acadêmica na proposta de modernização da instituição. “A participação de todos é fundamental para a construção de uma Universidade mais moderna, adequada e inclusiva para todos. O Programa de Modernização é essencial para assegurar a excelência da UFMA”.

Com a implementação dessas iniciativas, a instituição estará fortalecida e apta a enfrentar os desafios e garantir qualidade para todos.

Por: Diretoria de Comunicação 

Revisão: Jáder Cavalcante

Divulgação: Paulo Miranda

Ações do documento

registrado em: