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UFMA disponibiliza minuta de Política de Segurança da Informação e Comunicações para análise da comunidade acadêmica
Atendendo a legislação vigente e com o objetivo de estabelecer as diretrizes, normas e os procedimentos com o compromisso de resguardar as informações da UFMA, a Comissão de Governança Digital e Segurança da Informação da Superintendência de Tecnologia da Informação disponibiliza, até o dia 31 de maio, a minuta de Política de Segurança da Informação e Comunicações (PoSIC) para ser analisada por toda a comunidade acadêmica.
A análise é essencial, para que essa política seja observada por todos os servidores, discentes, colaboradores, prestadores de serviço e qualquer perfil que teve, tenha ou terá acesso à UFMA ou às suas informações. Esse é o primeiro documento e ele norteará a construção dos demais.
A minuta está disponível na Plataforma Participa + Brasil do Portal Gov.Br. O usuário deverá realizar, inicialmente, o seu cadastro na Plataforma Gov.Br (caso ainda não possua), por meio do link de acesso.
A contribuição será por meio de comentários no próprio texto, no parágrafo a que a contribuição se refere. A consolidação será realizada a partir do botão Enviar, localizado na página, com o upload do respectivo arquivo.
Principais benefícios que a plataforma oferece:
1. Por se tratar de um sistema nacional de consulta pública, o alcance é maior, o que garante a participação de todos;2. O usuário pode realizar o acompanhamento de sua contribuição, bem como das contribuições de demais usuários, proporcionando transparência ao processo;
3. A inserção de comentários no próprio texto do documento auxilia na praticidade do processo;
4. A Plataforma disponibiliza mecanismos de visualização monocromática, Libras e Sistemas de leitura de tela aos usuários que necessitem dessas adaptações, o que amplia o acesso ao canal de participação.
Para mais informações, acesse o manual para usuários, onde será possível saber como realizar o cadastro, acessar a plataforma, alterar dados do perfil e participar de consultas públicas.
Etapas para cadastro da contribuição:
1º Passo: Cadastre-se na Plataforma
2º Passo: Acesse a consulta pública da UFMA
3° Passo: Clique no parágrafo que deseja comentar ou no item “Participe”, localizado no último parágrafo do documento
4º Passo: Envie a contribuição
Saiba +
O Participa + Brasil é uma plataforma digital criada com o propósito de aprimorar o processo de interação social, baseada na disponibilização de módulos de Consultas Públicas, Opine Aqui (pesquisas de opinião pública), Órgãos Colegiados e Agenda de Audiências Públicas. A plataforma também é um instrumento de promoção de boas práticas de participação social reconhecidas internacionalmente).
Por: DCom