Notícias
UFMA de Balsas realiza Colação de Grau com formandos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica
Na última terça-feira, 22, o Centro de Ciências de Balsas (CCBL) realizou a solenidade de Colação de Grau dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil, referentes ao semestre 2024.2. A cerimônia foi presidida pela diretora do CCBL, professora Gisélia Santos Brito, que representou o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho.
A diretora do centro destacou a importância do momento para a Universidade e para a sociedade, ressaltando o papel transformador da formação acadêmica ofertada pela UFMA. “É uma honra participar deste momento festivo, um momento que é cheio de ritual, que é a colação de grau. Foi muito bom acompanhar os nossos alunos, o crescimento, o desenvolvimento deles, e hoje entregá-los à sociedade com uma formação de qualidade que a UFMA oferece. Nós entregamos hoje engenheiros civis e engenheiros eletricistas que certamente farão muita diferença no mercado de trabalho aqui de Balsas e região”, afirmou.
A cerimônia também foi marcada por momentos de grande emoção para os formandos e seus familiares. O formando do curso de Engenharia Civil Ailton Trajano compartilhou a alegria de concluir a graduação após anos de dedicação. “Este momento é único, é esperado, é sonhado... nem sei as palavras para descrever a emoção. A trajetória foi puxada, foi difícil, foi uma luta, mas, graças a Deus, a gente terminou”, revelou.
O pai do formando Adaílton Trajano destacou a trajetória do filho e emocionou-se ao relembrar os desafios enfrentados durante os anos de graduação: “Foi sofrido, porque ele veio para cá sozinho, sem família... a corrida dele foi grande, foi muito batalhador. Foram sete anos puxados, mas, graças a Deus, conseguiu vencer e tá aqui com o diploma. A emoção de hoje só foi superada no nascimento dele, o coração está batendo a mil”.
A turma de Engenharia Elétrica também foi representada pela formanda Millena Rocha, que atuou como oradora. Natural de Baixa Grande do Ribeiro, no Estado do Piauí, Millena foi a única mulher da turma a concluir a graduação e relembrou o desafio de sair da sua cidade natal para estudar em Balsas. “O processo de estudo foi desafiador. Deixei minha família longe para vir em busca de um sonho, que foi o diploma. E hoje ver que eles estão aqui comigo é um motivo de muito orgulho. Saber que eu consegui e que valeu a pena toda a dedicação em prol disso. É muito gratificante”, confidenciou Millena.
A solenidade reafirmou o compromisso da UFMA com a formação de profissionais capacitados, éticos e comprometidos com o desenvolvimento regional. A emoção compartilhada entre docentes, discentes e familiares evidenciou a força da educação pública e o impacto da Universidade na vida das pessoas e das comunidades onde está inserida.
Por: Geovanna Selma
Fotos: Agda Matias
Revisão: Jáder Cavalcante
Divulgação: Paulo Miranda
Ações do documento