Notícias
UFMA concede grau a 73 formandos de sete cursos do Centro de Ciências de Imperatriz
Foi realizada, na última terça-feira, 12, a cerimônia de colação de grau referente ao primeiro semestre de 2024 do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm). Ao todo, 73 formandos dos cursos de Ciências Contábeis, Licenciatura em Ciências Humanas – Sociologia, Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia, Comunicação Social - Jornalismo, Direito, Enfermagem e Engenharia de Alimentos receberam o grau.
Em uma noite de muita emoção, formandos, familiares, docentes e discentes da Universidade participaram da cerimônia, que foi presidida pelo diretor do CCIM, Leonardo Hunaldo dos Santos, na ocasião, representando o reitor Fernando Carvalho. O evento ocorreu no auditório da Facimp Wyden.
Com um sentimento de felicidade, a agora enfermeira Luciana Freitas de Vasconcelos destacou o sentimento de alegria e de realização por estar cumprindo essa nova etapa da vida. “É um misto de sentimentos porque foi uma luta, passei pela pandemia, engravidei, foram muitos obstáculos, quase não me formo, mas hoje, com alegria, eu realizo esse sonho”, conta Luciana, emocionada.
A colação de grau celebra a jornada de cada estudante que passou pelos anos de formação e se torna um profissional, além de ser um momento de reflexão sobre os desafios que foram superados, como relata a nova Licenciada em Ciências Humanas - Sociologia Wendy Emili. “Este é um momento muito importante em que nós, formandos, entramos em reflexão com a nossa jornada, além de ser um momento de orgulho dessa jornada, que não foi fácil, mas, quando chega ao final, é um sentimento de gratificação”, pontua.
O paraninfo oficial da cerimônia, professor do curso de Ciências Contábeis Walter Saraiva Lopes, destacou, em seu discurso, a força de cada formando, o esforço e a paixão pelo conhecimento. “A formação de vocês não é apenas uma conquista pessoal, mas uma promessa de transformação. Cada um de vocês carrega o potencial de mudar a realidade, transformar dificuldade em oportunidades e abrir portas”, destacou o paraninfo.
A agora bacharel em Direito Barbara Vitoria Teixeira Serêjo foi a oradora oficial da cerimônia. Além de falar sobre os desafios e as construções para se tornarem os profissionais, ela também destacou em seu discurso o sentimento de gratidão em relação a toda a sua vivência na Universidade. “Não podemos nos esquecer da gratidão de que, se hoje somos esses profissionais, é graças ao esforço de nossos pais, dos professores por compartilharem seus conhecimentos e aos laços criados aqui dentro”, lembrou.
A satisfação na conclusão de um curso de Ensino Superior não se restringe apenas aos formandos, mas também a seus familiares, como é o caso da dona Tereza Soares, que veio de Recife para prestigiar a colação de grau da neta, que se formou em Direito. “Hoje é um dia em que eu estou muito feliz, saí de Recife só para prestigiá-la porque eu não poderia faltar neste dia, que é muito especial”, conta dona Teresa, cheia de emoção.
O diretor do CCIm, Leonardo Hunaldo, celebra mais um dia de colação de grau em que a Universidade Federal do Maranhão oferece para a sociedade novos profissionais. “É o fechamento de um ciclo, e, com grande a satisfação, a gente entrega para a sociedade esses profissionais, e que eles consigam desempenhar da melhor forma possível essas profissões”, ressalta o diretor.
Por: Pedro Bertoldo
Revisão: Jáder Cavalcante
Divulgação: Paulo Miranda