UFMA abre inscrições para o curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola

publicado: 14/05/2024 12h45, última modificação: 14/05/2024 12h53
5b83df02-6e9c-4d54-b7e1-40324810af6f.png

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abriu as inscrições para o curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, oferecido pelo Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). São ofertadas 120 vagas distribuídas em sete municípios: Bequimão, Brejo, Cajari, Mata Roma, Presidente Juscelino, São Luís e São Vicente de Ferrer.

Esse é dos 3 cursos aprovados pela UFMA por meio do Parfor Equidade, uma ação da Capes em parceria com a Secadi-MEC, dentre as mais de 250 propostas submetidas no país inteiro.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de maio. Para se candidatar, os interessados devem entregar a documentação e ter o perfil exigido no edital na Secretaria Municipal de Educação do seu município. A previsão de início do curso é agosto de 2024.

A formação de professores nessa área vai assegurar a construção de uma educação e uma pedagogia quilombola. A coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola Alda Margarete comenta sobre o impacto da aprovação desse curso. “O nosso estado possui mais de 450 escolas em comunidades quilombolas, essa formação possibilitará a constituição de uma pedagogia quilombola, em que os saberes das universidades se encontrarão com os saberes populares, culturais, os da cultura quilombola, uma parceria que impactará tanto as escolas quilombolas como a Universidade, nas trocas de saberes.”, exalta a professora.

Além dos professores doutores e mestres da UFMA, nesta licenciatura atuarão como professores e professoras os mestres da cultura popular, mestras caixeiras, lideranças quilombolas e as lideranças das religiões de matriz africana.

Mais informações sobre as inscrições acesse o edital

Parceria com municípios

Na última quinta-feira, 9, a coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, Alda Margarete Santiago, a coordenadora adjunta do Parfor Equidade, Talita de Jesus Martins, e o professor Acildo Leite reuniram-se com o Prefeito do município de Bequimão, João Martins, e a Secretaria Municipal de Educação, Sinara Almeida, para tratativas para a formalização do acordo de cooperação técnica e a implantação do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola no município.

Durante a reunião, foi apresentado o curso e a importância do apoio municipal na infraestrutura e para funcionamento das aulas e principalmente, nesta fase inicial a mobilização para a inscrições dos candidatos e candidatas, destacou que o curso oferecerá vagas para professores e professoras das escolas quilombolas, para quilombolas estudantes com ensino médio concluído e lideranças quilombolas.

O prefeito João Martins externou a satisfação e a surpresa por Bequimão está entre os primeiros municípios contemplados, para a primeira experiência nesse programa de formação de professores, pois já almejava estabelecer essa parceria com a Universidade. Afirmou que concentrará todos os esforços, especialmente, por meio da Secretaria de Educação, para mobilizar os professores das comunidades quilombolas. Destacou ainda que a Licenciatura será muito importante para o município e solicitou que se estendesse aos demais municípios que compõem o consórcio do polo de Governança Floresta dos Guarás.

Na oportunidade, a secretária de educação Sinara Almeida apresentou os dados da Secretaria de Educação, destacando que a rede tem mais de 400 professores e professoras e a expectativa de que essa parceria na formação de professores quilombolas será muito importante para qualificar os profissionais que atuam nas comunidades quilombolas e consolidar a educação escolar quilombola no município.

Por: Lara Castro