Notícias
Sentimentos de gratidão e dever cumprido marcam colação de grau do Centro de Ciências de Bacabal
Realização de um sonho, fim de uma jornada e uma noite para ficar na memória. Esse será o resumo do dia 7 de novembro para os 45 formandos do Centro de Ciências de Bacabal, dos cursos de Ciências Humanas – Sociologia; Ciências Naturais – Biologia; Ciências Naturais – Física; Educação do Campo/Ciências Agrárias; Educação do Campo - Ciências da Natureza e Matemática e Letras / Português, que receberam o grau de Licenciatura, finalizando a etapa de graduação.
A cerimônia, presidida pela diretora do Centro de Ciências de Bacabal, Lucélia de Sousa Almeida, representando o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho Silva, foi marcada por discursos em reconhecimento aos desafios da jornada acadêmica e de valorização da conquista de cada estudante.
Entre muitas histórias de superação, está a de Jacilene Silva, que, após uma longa jornada, concluiu o curso de Educação do Campo - Ciências da Natureza e Matemática. Natural de Esperantinólis, Jacilene teve que superar mudanças, inclusive de cidade, para realizar o sonho da Graduação. “Hoje eu estou muito feliz porque foi uma jornada muito longa, muitos desafios, muitas barreiras que a gente venceu, e hoje a gente está terminando o curso. Me sinto realizada com a conquista que demandou de nós muito esforço porque a gente passava longos tempos aqui”, expressa Jacilene diante da sua realização.
Segundo Lucélia de Sousa Almeida, diretora do câmpus de Bacabal, o momento da colação de grau é definido pelos sentimentos de alegria e dever cumprido.
“Hoje nós temos dois sentimentos: primeiro de alegria e depois de dever cumprido. De alegria, porque a gente está entregando à nossa sociedade um grupo de professores, de alunos jovens, com muita garra, muita alegria, esse pessoal está saindo daqui com a formação de qualidade, esse é o sentimento de alegria. De dever cumprido é a identidade do professor, a gente está entregando para a sociedade um grupo de professores das diversas áreas, biologia, física, leite, educação, campo, que vão atuar em diversos lugares. A gente está com um sentimento de alegria e hoje dever cumprido”, declarou Lucélia.
Graduando em Letras / Português e com a família reunida, Ian Victor expressa sua felicidade pela conclusão de sua trajetória acadêmica e menciona seus planos: “Muito feliz por toda essa trajetória estar sendo gratificada, agora, com essa colação. E, se Deus quiser, vou seguir a carreira acadêmica de professor”, expressou.
Mácia Magalim compartilha seu orgulho e emoção pela formatura de seu filho: “A gente se sente orgulhosa, né? A gente cria os filhos e sempre é um sonho dos pais, né? Ver o dia da formatura para que eles possam evoluir na vida deles, né? Então é a realização de um sonho”, destacou a mãe orgulhosa.
Na região continental do estado, a formação de novos professores tem um impacto relevante. Segundo a diretora Lucélia, o impacto já ocorre desde a formação dos alunos. “Já impactam desde a sua formação. Muitos dos nossos alunos participaram ativamente nas escolas, no grupo de Pibic, de Pibid e de iniciação científica. Agora, o segundo momento é esse aluno que termina um ciclo e começa outro, que é um profissional já formado. Se você sai da universidade que oferece educação de qualidade, o que você tem a oferecer e o que esse alunos oferecem é qualidade também. É isso que a gente entrega hoje para a sociedade: qualidade de educação”, concluiu a diretora.
Por: Ingrid Trindade
Fotos: Ingrid Trindade
Revisão: Jáder Cavalcante
Divulgação: Paulo Miranda