Notícias
Recepção aos calouros marca o início do semestre letivo no câmpus de Chapadinha
Para comemorar o início do semestre letivo 2024.2, o Centro de Ciências de Chapadinha realizou ontem, 29, uma cerimônia especial para recepcionar os novos estudantes. A programação incluiu apresentação das coordenações de curso e de setores como secretaria acadêmica, biblioteca e assistência estudantil, além de entidades que atuam no Câmpus Chapadinha, entre elas Centro Acadêmico, Diretório Acadêmico, Empresa Júnior, CREA Júnior, Conselho Estudantil Universitário e Atléticas.
O evento contou com a participação do diretor do câmpus de Chapadinha Marcos Antônio Del Montes Bonfim, dos coordenadores Clesivan Pereira dos Santos, (Ciências Biológicas), Ismênia Ribeiro de Oliveira (Zootecnia), Jordânio Inácio Marques (Engenharia Agrícola) e José Roberto Brito Freitas (Agronomia). Também participaram a bibliotecária Elinielle Borges Ball, o representante da assistência estudantil Francisco Loiola de Oliveira, o técnico em assuntos educacionais Paulo Sérgio Alves Cardoso e a nutricionista Lana Maria Mendes Gaspar.
Em seu discurso, o professor Marcos Bomfim deu as boas-vindas aos calouros e destacou a excelência do quadro de docentes do Câmpus de Chapadinha, que, atualmente, conta com mais de 60 professores com doutorado, além da força da produção científica e da assistência estudantil. “Só no passado a gente tinha mais de 60 bolsas de iniciação científica distribuídas entre os alunos do câmpus, fora as outras bolsas PIBIC e de assistência estudantil. Tenham certeza de que vocês estão estudando em um centro de qualidade. Por isso se dediquem, porque a universidade é um investimento fundamental e que vai transformar a vida de vocês”, enfatizou.
O coordenador do curso de Engenharia Agrícola, professor Jordânio Inácio Marques (Engenharia Agrícola), ressaltou a qualidade dos cursos oferecidos pelo câmpus de Chapadinha, que, recentemente, receberam nota 4 no Guia do Estudante, publicação ligada ao jornal “O Estado de São Paulo”. “Todos os quatro cursos aqui do câmpus são de excelência. Essa é uma oportunidade única para vocês mudarem a trajetória de vida e realmente aproveitar o que a universidade pública tem de melhor para oferecer”, frisou.
O aluno Henrique Seiji Sagae tem 22 anos e veio do Mato Grosso do Sul, junto com a família, para morar e estudar Agronomia no Centro de Ciências de Chapadinha. Sagae ficou bastante impressionado com a estrutura do câmpus e também com as informações repassadas pelos professores, coordenadores e técnicos administrativos. “Gostei muito do câmpus de Chapadinha, tanto em relação à estrutura como em relação aos professores. Minha família já trabalha na área, pois a gente está com uma fazenda aqui na região. Então, eu vim em busca de conhecimento para poder me tornar um profissional capacitado”, disse.
Por: Ivandro Coelho
Fotos: divulgação/UFMA Chapadinha
Divulgação: Paulo Miranda