Notícias

Rádio Opinião entrevista o diretor de Desenvolvimento do Ensino de Graduação da UFMA, Jhonatan Almada, para falar sobre o Prêmio Seymour Papert-Paulo Freire

publicado: 20/05/2022 14h59, última modificação: 20/05/2022 14h59
274c8c89-1bba-4b55-9d35-f752f5ffac45.jpeg

Na manhã desta quinta-feira, 19, o programa Rádio Opinião, da Rádio Universidade FM 106,9, transmitiu a entrevista com o diretor de Desenvolvimento do Ensino de Graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Jhonatan Almada, para falar sobre o Prêmio Seymour Papert - Paulo Freire de boas práticas em robótica educacional. O evento ocorrerá em GuarulhoS, São Paulo, no dia 22 de novembro. O objetivo da premiação é reconhecer projetos e práticas das escolas públicas e privadas que utilizam a robótica como instrumento educacional. 

Na entrevista, o diretor comentou a contribuição da robótica na educação dos estudantes. “A robótica tem a capacidade de contribuir para que os estudantes desenvolvam novas habilidades e conhecimento, como habilidade de pesquisa, pensamento criativo e crítico, capacidade de tomar decisões, de resolver problemas, de se comunicar, trabalhar em equipe e de trabalho colaborativo”, destaca. 

Para Almeida, hoje, a robótica educacional é utilizada em duas vertentes: a primeira utilizada como recurso de desenvolvimento cognitivo e de competências sociais dos alunos que a utilizam, enquanto a segunda está voltada para relacionada às matérias de aprendizagem, como matemática, tecnologia e computação, entre outras disciplinas. Ele também comentou sobre a origem da robótica no Brasil e a relação do pedagogo Paulo Freire com o matemático e educador Seymour Paper, considerado o pai da robótica.  

Confira a entrevista completa do Rádio Opinião: 

 

Por: Rafaela Pinheiro 

Produção: Bruna Castro

registrado em: