Professores Eméritos do Colun: “Aqueles que passam por nós não vão sós”

publicado: 23/05/2023 07h00, última modificação: 23/05/2023 07h00
Docentes, alunos e servidores egressos do Colégio Universitário foram agraciados com honrarias, na sexta-feira, 19, em cerimônia no Palácio Cristo Rei
584d6f18-7f1d-45ca-89c5-1031ca871b5a.jpeg

O título de Professor Emérito é concedido a docentes aposentados, em reconhecimento pelos altos feitos profissionais e serviços relevantes prestados à instituição. É nesse sentido que foi realizada, na sexta-feira, 19 de maio, uma cerimônia de entrega de honrarias a professores notáveis, ex-alunos e servidores decanos do Colégio de Aplicação e Escola Técnica da Universidade Federal do Maranhão, ou apenas Colégio Universitário (Colun). O evento ocorreu no Palácio Cristo Rei, situado na Praça Gonçalves Dias, em que Belmiro Ferreira dos Santos, Mauriceia Lima Pereira e Reginaldo Manoel Almeida Moraes (em memória) foram agraciados com o título de eméritos.

A ocasião, que também serviu como comemoração ao aniversário de 55 anos do Colégio, contou com a presença do reitor Natalino Salgado Filho, do vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, da Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proec), professora Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade, do diretor de Desenvolvimento de Ensino de Graduação (Dideg), professor Jaiver Efren Jaimes Figueroa, e do diretor do Colun, professor Paulo Sérgio Castro Pereira. Após a entrega de títulos, houve performance artística e apresentação musical, marcando o encerramento da noite, em momento de confraternização entre acadêmicos, homenageados, amigos e familiares.

De acordo com Natalino Salgado, homenagens desse gênero possuem um grande significado, por valorizarem o papel dos docentes no processo de transmissão do conhecimento durante todos os anos em que desempenharam seus cargos. “A titulação é chancelada no Conselho Universitário e é concedida a pessoas ilustres que tenham uma presença marcante na vida acadêmica, de grande valor à sociedade”, afirmou. Ele também parabenizou o Colégio Universitário, no sentido de contribuir para a formação de jovens promissores, que logo mais ingressarão no ensino superior.

Na visão do diretor, Paulo Sérgio, encontros como o da última sexta-feira não só refletem o esforço e a dedicação do corpo docente da instituição, mas incentivam os novos alunos e docentes recém-formados a batalharem por educação de qualidade. “A cada geração que chega, novos desafios aparecem. Por isso precisamos nos preparar como uma escola pública que procure e defenda educação boa, gratuita e acessível, que forme cidadãos e cidadãs comprometidos com a sociedade maranhense e brasileira”, frisou.

Um desses cidadãos foi o ex-diretor e professor de matemática, Reginaldo Manoel Almeida Moraes, falecido em 17 de julho de 2017 e agraciado na cerimônia. Em seu lugar, Elias Almeida Moraes, irmão de Reginaldo, recebeu a honraria. “É muito importante, para mim, que ainda se lembrem dele. Foi o legado que ele deixou, o do ensino, e isso ajudou seus alunos a construírem uma vida boa. Fico feliz ao saber que pessoas boas sempre serão lembradas”, disse.

Mauriceia Pereira, representante dos demais professores, destacou a necessidade de organizarem eventos voltados para a valorização dos profissionais. Para ela, atuar como professores e educadores é uma tarefa complexa, que deve ser preservada e exercida com empatia, a fim de construir sociedades melhores. “Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”, finalizou, citando o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry.

Professores e técnicos administrativos, egressos do Colun, homenageados:

Alexsandra Martins Ferreira de Abreu

Ana Zilda Dos Santos Cabral Figueredo

Antonio Higor Gusmao dos Santos

Camila Fernanda Pena Pereira

Claudia Simone Carneiro Lopes

Denielle de Sousa Bahury Moraes

Evelise Mendes Araujo Abreu

José de Arimateia Abreu

Mayk da Silva Machado

Silvana Maria Moura Da Silva

Thiago Augusto dos Santos de Jesus

Servidores decanos homenageados:

Antonio Januario Amorim

Dirce do Socorro Ribeiro Alves

Ednete Gomes Monteiro

Marcio Feres Leite

Raimundo Pedro Nery Dos Santos

Rosa Maria Correa Serra

Sandra Maria de Mesquita Santos

Saiba Mais

O Colégio de Aplicação e Escola Técnica da Universidade Federal do Maranhão, Colégio Universitário (Colun), foi criado por meio da Resolução nº 42, de 20 de maio de 1968, pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade do Maranhão. O COLUN funciona como uma Instituição de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, que oferece Ensino Fundamental (Anos Finais), Ensino Médio Regular (1º ao 3º Ano), Ensino Médio e Técnico Integrado (Cursos de Administração e Meio Ambiente) e Curso Técnico Subsequente (Enfermagem). Na estrutura organizacional da UFMA, o Colégio Universitário é uma unidade de ensino ligada à Pró-Reitoria de Ensino, o que confere autonomia de gestão à escola, viabilizando a qualidade do ensino ofertado, a qual já é reconhecida pelos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Confira mais fotos do evento:

Por:
Júlio César