Pró-reitoria de Ensino divulga edital de processo seletivo de monitores para o segundo semestre letivo de 2022

publicado: 19/08/2022 07h38, última modificação: 19/08/2022 07h38
39b4a8d1-cf02-4f09-a4df-3347dfafa81f.jpeg

Nessa terça-feira, 16, a Pró-reitoria de Ensino (Proen) divulgou o Edital Nº 92/2022, do processo seletivo de monitores, para Projetos de Ensino de Monitoria no segundo semestre de 2022. O seletivo é destinado aos professores que tenham projetos de ensino de monitoria, bem como aos estudantes do ensino superior da UFMA. As vagas ofertadas serão do tipo não remunerada, ou seja, monitoria voluntária.

Os docentes com Projetos de Ensino de Monitoria aprovados, conforme o item 1 do edital, poderão ofertar vagas de monitoria via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Os alunos interessados em participar como monitor deverão acessar o Sigaa para acompanhar, no período de 22 de agosto a 31 de outubro, as vagas para essa função que forem sendo ofertadas pelos professores responsáveis pelos projetos e realizar suas inscrições no prazo estabelecido pelo coordenador.

Estarão aptos a realizar as inscrições, discentes que já cumpriram o componente curricular da vaga de monitoria ofertada. O monitor deverá disponibilizar a carga horária de 12 horas semanais, incluindo o horário de acompanhamento das aulas a serem ministradas pelo orientador, para as aulas de monitoria, além de obedecerem às atribuições dispostas no art. 13 da Resolução nº 1.875/2019 – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que tratam da participação do monitor no planejamento do componente curricular; no auxílio ao professor-orientador na realização de trabalhos relativos ao componente curricular, como trabalhos experimentais, estudos dirigidos, preparação de material didático, atualização de referências, revisão de textos, elaboração de resenhas, entre outros, e que sejam compatíveis com o seu grau de conhecimento; da execução, sob a orientação do professor-orientador, as atividades pedagógicas, do auxílio no plantão tira-dúvidas e na elaboração de lista de atividades para orientar grupos de estudos, entre outras atribuições que podem ser apresentadas pelo professor-orientador.

Para saber mais, confira o edital

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro