Pró-Reitoria de Ensino divulga editais sobre o processo seletivo de transferências interna e externa

publicado: 25/08/2022 19h07, última modificação: 31/08/2022 12h38
As inscrições começam em 31 de agosto e as seleções ocorrem mediante à quantidade de vagas disponíveis. Os candidatos podem solicitar transferências no mesmo câmpus ou entre unidades diferentes
023eab21-3b0c-44dd-8e0d-76f412872701.png

Com o objetivo de preencher as vagas remanescentes dos cursos de graduação da modalidade presencial, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio dos Editais N° 95/2022 e N° 96/2022, torna público os processos seletivos de transferências interna e externa. Serão disponibilizadas 434 vagas, espalhadas entre 36 cursos participantes para a seleção interna. Da mesma forma, são 442 vagas, divididas por 36 graduações no processo externo. Os aprovados iniciarão suas aulas no período 2022.2.

Para concorrer às vagas remanescentes por meio da seleção interna, os interessados devem ter matrícula ativa na Universidade no seu curso de origem. Já aqueles que se interessam pela seleção externa, é necessário que o seu curso de origem seja devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ao mesmo tempo que, a graduação que será iniciada na UFMA, seja de mesma nomenclatura ou área afim do conhecimento.

Vale ressaltar que só serão aceitas as solicitações de estudantes de graduação na modalidade presencial. Por isso, estão impedidos de participar os alunos da modalidade de educação a distância (EaD), do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) e oriundos de instituições de ensino superior estrangeiras.

Outra regra estabelecida é que os alunos que ingressaram no curso de origem por meio de seleção de vagas ociosas, remanescentes ou qualquer outra forma de aceitação equivalente não podem participar deste processo seletivo. Quem deseja trocar de turno, fazer transferência compulsória ou realizar disciplina isolada igualmente não serão contemplados

Como participar

Para participar, o candidato deve estar em situação regular no Núcleo de Bibliotecas (NIB) da UFMA (apenas para a seleção interna); regular no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade); ter afinidade entre o curso de origem e o de destino; e não estar nos dois últimos períodos do curso de origem. Os candidatos podem fazer suas inscrições até o dia 9 de setembro, na Página da Proen dedicada à Transferência Interna ou na Página da Proen dedicada à Transferência Externa.

Ao se candidatar, os inscritos devem preencher um formulário com seus dados pessoais e pagar, até o dia 15 de setembro, a taxa de inscrição no valor de R$ 100.  A solicitação da isenção do pagamento da taxa será entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, com previsão de divulgação no dia 6 de setembro.

A escolha será realizada, na primeira etapa, por meio da apuração das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma das edições entre os anos de 2009 e 2021. Na segunda etapa, haverá uma análise documental. A Proen orienta que os candidatos acompanhem a página de inscrição, uma vez que não haverá uma segunda convocação de matrícula. O resultado final, de acordo com os Editais, será divulgado em 30 de setembro.

Todas as outras informações referentes, como a quantidade de vagas disponíveis e o quadro de afinidades das áreas do conhecimento, podem ser conferidas no Edital N° 95/2022 (transferência interna) ou no Edital N° 96/2022 (transferência externa).

Por: João Meireles