Notícias
Prefeitos e representantes de 29 municípios maranhenses assinam acordo de cooperação técnica para novas turmas do Parfor
A manhã de segunda-feira, 13, foi marcada pelo lançamento das novas turmas do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na Universidade Federal do Maranhão e a formalização da adesão das secretarias municipais de Educação ao acordo de cooperação técnica firmado entre a UFMA e as prefeituras municipais, em que estiveram perfeitos e representantes das prefeituras. A cerimônia contou a com a presença do reitor Natalino Salgado, do vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, de pró-reitores, superintendentes e do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
O programa tem a finalidade de garantir que os professores em exercício na rede municipal pública de educação básica tenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e, por conseguinte, promover a melhoria da qualidade da educação básica nos respectivos municípios. De acordo com informações de Lorena Martiniano, diretora de Ações Especiais (Daesp) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).
“O Parfor tem o intuito de formar professores da rede básica que não tenham formação na sua área. Infelizmente, no Maranhão, temos uma defasagem muito grande, em que cerca de 48% dos professores não têm graduação na área de licenciatura na qual atuam na rede. Baseado nisso, o Parfor vem pra suprir essa defasagem. Já formamos quase três mil alunos em quase 14 anos de atuação no Programa e, pela primeira vez, fomos agraciados com 54 novas turmas, em que iniciaremos com 2.480 alunos da rede básica distribuídos nesses 29 municípios. Nunca tivemos tantos alunos entrando no Parfor de uma vez só”, afirmou.
José Carlos de Melo, coordenador institucional do Parfor, declarou que o evento teve o objetivo também de sensibilizar os prefeitos e secretarias municipais de educação que participaram do edital da Daesp para novas turmas. “Hoje, temos 29 municípios que vieram assinar o acordo de cooperação técnica e queremos preparar os municípios para receber tanto os professores quanto elaborar o ambiente de ensino. Para cada município, há 50 vagas disponibilizadas, alguns um pouco menos preenchidas. As aulas terão em início em maio, com a primeira etapa. A segunda iniciará em agosto deste ano. Com aulas nas manhãs e tardes de sábado e manhãs de domingo”, explanou.
Romildo Sampaio, pró-reitor de Ensino da UFMA, avalia que o Parfor é um programa que vem ao encontro das aspirações pela melhoria dos indicadores educacionais do estado, em que entra a relevante qualificação dos docentes da rede básica de ensino: “É muito importante a oferta da primeira ou segunda licenciatura e oferecer melhor formação ao professor que já está atuando na rede de educação básica. E os resultados do Parfor, desde que foi implantado, em 2009, mostram isso, que tem contribuído na melhoria da educação do Estado do Maranhão”.
O reitor Natalino Salgado destacou que, no Brasil, há um quantitativo grande de professores que não têm nenhuma capacitação de ensino superior, mesmo inseridos no ensino fundamental e infantil. “Para que nós possamos melhorar a qualidade do ensino, temos uma política consistente de formar esses professores nas diversas licenciaturas. O Parfor foi criado pelo MEC para atender à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no atendimento a essa formação. Isso é de grande relevância, e abraçamos essa causa desde 2009, são quatorze anos de atividade. A Universidade Federal do Maranhão tem tido papel de destaque na implementação desse programa”, afirmou.
O vice-governador Felipe Camarão (foto abaixo), realçou que uma das principais metas do Governo do Maranhão, do Governo Federal e da Universidade é melhorar a qualidade da educação. “Nesse sentido, quero parabenizar e agradecer e a todos os secretários e prefeitos que vieram buscar, com essa parceria com a Universidade, o Parfor, uma formação de professores da rede básica. O objeto é qualificar cada vez mais os profissionais da educação e melhorar os nossos índices do Ideb e dar mais oportunidades aos nossos estudantes”, acrescentou, mencionando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Para o prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, a importância do Parfor é inquestionável, considerando que o desenvolvimento de qualquer povo “se faz com conhecimento, com livros, com preparo dos cidadãos para vencerem na vida, desde o ensino infantil até a universidade”, em suas palavras. Para a prefeita de Buriti Bravo, Luciana Leocádio, a parceria ampliará os horizontes educacionais locais. “Vamos capacitar nossos professores, e isso vai refletir na sala de aula com nossos estudantes. A UFMA é de grande reconhecimento, achamos importante firmar essa parceria”, pontuou.
Marineide Brito, secretária de Educação de Buriti Bravo, revelou que o programa já havia chegado antes no município, em que está em vias de finalização uma turma de Pedagogia. Ela tem boas expectativas para novas turmas para a região. “Na gestão da prefeita Luciana, temos essa nova adesão para levar Letras – Inglês e estamos pleiteando também Geografia, por que entendemos que, por morarmos em uma cidade do interior, a UFMA chegar a Buriti Bravo é muito importante aos nossos professores”, ponderou.
Assinaturas
Assinaram o acordo de cooperação técnica prefeitos, secretários municipais de educação e/ou representantes das secretarias dos municípios de Alto Alegre do Pindaré, Apicum-Açu, Arame, Barra do Corda, Belágua, Bom Jardim, Buriti Bravo, Buriticupu, Estreito, Grajaú, Igarapé do Meio, Lago da Pedra, Lago do Junco, Maracaçumé, Marajá do Sena, Monção, Pedro do Rosário, Poção de Pedras, Porto Rico do Maranhão, Presidente Juscelino, Santa Helena, Santa Luzia, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São João Batista, Serrano do Maranhão, Sítio Novo, Turiaçu e Urbano Santos.
Sobre o Parfor
O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma ação do Ministério da Educação, por meio da Capes, que visa contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em serviço na rede pública de educação básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.
Tem por objetivos fomentar a oferta de cursos de licenciatura cujas propostas pedagógicas atendam às especificidades da formação inicial de professores em serviço; oferecer aos professores da rede pública da educação básica oportunidade de acesso à formação específica de nível superior em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam; e estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo a escola onde o professor trabalha como espaço privilegiado de formação e de pesquisa.
A participação das IES se dá por meio de edital para seleção de propostas de cursos de licenciatura voltados para o atendimento de docentes em exercício na educação básica.
Saiba mais
Também estiveram presentes na solenidade o pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva; a pró-reitora de Cultura e Extensão, professora Josefa Melo Bentivi; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares; o assessor de Representação Institucional, Arkley Marques Bandeira; o superintendente de Comunicação e Eventos, Fernando Oliveira; o superintendente de Tecnologia da Informação, Anílton Bezerra Maia; a chefe de gabinete da UFMA, Marize Barros Rocha Aranha; o diretor do Centro de Ciências de Imperatriz, Leonardo Hunaldo; a presidente da Fundação Sousândrade, Evagelina Maria Martins Noronha; e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), professor Marcony Wellython Oliveira Pinheiro.
Por: Luciano Santos
Produção: Alan Veras
Fotos: Bruno Goulart
Revisão: Jáder Cavalcante