Potencialidades da formação docente serão abordadas no VI Seminário de Iniciação à Docência

publicado: 14/05/2024 14h21, última modificação: 14/05/2024 14h21
8a7deff3-10a5-4254-a869-0ab153579be3.jpeg

A Pró-reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove, de 16 a 18 de maio, o VI Seminário de Iniciação à Docência (SEMID). O seminário vai reunir profissionais de diferentes áreas do conhecimento e escolas públicas municipais e estaduais do Maranhão em tono da temática "Universidade e escola: espaços dialógicos de investigação e socialização da produção de conhecimentos sobre formação docente", a fim de reunir.

O evento ocorrerá de forma híbrida na abertura e encerramento para todos os municípios participantes e presencial com programação única em cada munícipio que possui o campus da UFMA. Os munícipios participantes são: Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís.

Com ampla programação, o evento apresentará  mesas redondas de experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica (RP) e com exposição de pôsteres.

A coordenadora institucional do PIBID e uma das organizadoras do seminário, Cristiane Dias, destaca a interação entre docentes e discentes proporcionada pelo evento. “A nossa programação foi pensada para possibilitar trocas de experiências entre estudantes e professores. No total temos 432 bolsistas, incluindo PIBID e RP, e 86 bolsistas que são professores em São Luís e, se incluir os outros munícipios, temos mais cerca de 692 estudantes bolsistas e 150 professores”, ressalta a coordenadora.

As inscrições ainda podem ser feitas por meio do site do evento .

Confira o cronograma do evento

16/ 05 (Quinta- Feira)

18h30 às 21h - Abertura oficial

Auditório do Centro do Pedagógico Paulo Freire

- A formação docente: dialogando com a Educação Básica a partir dos Programas PIBID e RP

- Atividade Cultural

17/05/2024 (Sexta-Feira)

19h às 21h - Encerramento

Auditório do Centro do Pedagógico Paulo Freire

O papel dos programas PIBID e RP frente ao desafio das educação inclusiva e especial: buscando uma formação significativa

Clique aqui para conferir as programações de cada câmpus.

Por: Camilla Fernanda

Produção: Sarah Dantas