Notícias

Novos professores: UFMA concede grau a 24 novos profissionais de licenciatura em Codó

publicado: 15/10/2025 16h27, última modificação: 15/10/2025 16h28
647e7a8e-691b-49b1-83e7-b2bc0521704f.jpeg

 

Na semana em que se celebra o Dia dos Professores, o Centro de Ciências de Codó, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), celebrou a colação de grau de 24 formandos, nos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia e Licenciatura em Ciências Humanas – História. Em uma cerimônia marcada pela emoção, os novos professores compartilharam a conquista com familiares, amigos e docentes.

O pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio, que presidiu a solenidade, destacou a contribuição que esses profissionais para a melhoria dos indicadores da educação no estado: “Para a Universidade é um momento muito importante, um momento festivo em que esses novos profissionais finalizam seus cursos de graduação. É o momento que a universidade presta contas à sociedade desses estudantes que aqui chegaram há quatro anos para uma proposta inovadora, por meio de curso de licenciatura interdisciplinar em ciências naturais e ciências humanas, e que agora se tornam profissionais, aptos a ocupar os espaços, principalmente no sentido de se tornarem professores e contribuírem para a melhoria dos indicadores de educação da região de Codó e de nosso estado”.

Para o diretor da UFMA Codó, Arlane Vieira, a Universidade tem cumprido seu papel social no município ao formar profissionais de alto nível. “É a culminância da função da Universidade, da missão social da Universidade, que é formar profissionais de alto nível para melhorar as condições, no nosso caso aqui, socioculturais deles mesmos, dos familiares da comunidade, como um todo”, refletiu Arlane.

O momento festivo também é de expectativa para o diretor: “importante destacar que a gente também tem a expectativa de que esses estudantes, em uma outra oportunidade, retornem para o nosso campus para possivelmente a pós-graduação. Uma pós-graduação que a gente inicia agora, também depois de muita luta, é já com o corpo docente de alta qualidade e na expectativa de que os nossos estudantes retornem aqui para a nossa casa”.

Colação de Grau 2025.1 - Câmpus Codó - 13-10-2025

Registros da cerimônia de Colação de Grau do Centro de Ciências de Codó. Foto: Rildo Corrêa (DCOM)

Sonho realizado

Em Timbiras, cidade vizinha a Codó, o sonho da graduação em Biologia nasceu para Iolanda Maria Silva de Souza durante o ensino médio. Com determinação e superação, Iolanda foi uma das formanda na cerimônia realizada na última segunda-feira, 13.

“Eu sou de Timbiras e fazia esse percurso todos os dias para poder assistir as aulas aqui na Universidade. Eu sempre quis, era o meu sonho, fazer ciências naturais, fazer biologia, desde o ensino médio eu tinha essa vontade, essa vocação. Eu me interessei pela área e falei, eu vou fazer, eu vou correr atrás e corri e consegui, graças a Deus, com a ajuda da minha família. E hoje, para mim, é muito gratificante estar me formando na UFMA”, expressou a nova licenciada em Ciências Naturais - Biologia.

Para o futuro, Iolanda espera contribuir para a educação de seus futuros alunos. “Eu espero contribuir muito com tudo que eu aprendi aqui, no decorrer desses quatro anos. Poder passar os meus alunos para ter uma educação de qualidade”, finalizou.

Realizar um sonho é uma grande conquista, que compartilhado se torna mais significativo. Para Iolanda o que não falta é torcida de um futuro promissor. “Eu desejo que ela brilhe, brilhe, brilhe com as forças que ela veio para cá, nesse percurso de Timbiras para cá todos os dias. Que ela possa cada dia mais esforçar para que ela possa brilhar mesmo e ser uma pessoa de grande porte, uma professora não só educando, mas também uma doutora no futuro, assim eu espero para ela, porque é isso que a família espera também, que cada um de nós possamos trilhar os caminhos que nós almejamos e desejamos”, expressou Maria das Dores de Souza Lima, irmã de Iolanda.

Com louvor

Com o objetivo de celebrar e valorizar o desempenho dos discentes que demonstraram destacado desempenho durante a graduação, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instituiu o Prêmio de Mérito Acadêmico. A honraria, que foi estabelecida por meio da resolução Nº 3.391-CONSEPE, de 9 de abril de 2024, é concedida aos discentes que atingiram bons coeficientes de rendimento e desempenho acadêmico, segundo os requisitos previstos na resolução.

Thiellys Pereira Chaves recebe o Prêmio Mérito Acadêmico das mãos do pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio. Foto: Rildo Corrêa (DCOM)

Durante a cerimônia de colação de grau do Centro de Ciências de Codó, a formanda do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia, Thiellys Pereira Chaves, recebeu a homenagem, coroando, com louvor, o ciclo acadêmico.

A cada colação de grau, a UFMA reafirma sua missão de formar cidadãos capazes de atuar com responsabilidade, técnica e sem esquecer a humanidade em diferentes âmbitos da sociedade.

Por: Ingrid Trindade

Produção e fotos: Rildo Corrêa

Divulgação: Paulo Miranda

Ações do documento

registrado em: