Mayellem Sousa, primeira estudante surda de Design da UFMA, apresenta glossário em Libras no TCC

publicado: 27/12/2022 00h00, última modificação: 29/12/2022 08h10
31963a35-5fd8-4fd4-b627-a3d10375f00d.jpeg

Mayellem Sousa, primeira estudante surda do curso de Design da UFMA, desenvolveu um glossário com 138 termos relacionados à área, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), para facilitar o entendimento do conteúdo das aulas. A pesquisa inovadora foi apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), defendido no dia 21 e, em breve, será publicado como livro físico e em formato e-book.

De acordo com Mayellem, a motivação para desenvolver esse trabalho surgiu das dificuldades que ela mesma enfrentava quando ingressou no curso. “Logo que ingressei no Design, sentia muita dificuldade, pois eu fui a primeira aluna surda do curso e não compreendia bem os termos que os professores ensinavam, até porque alguns são em inglês. Então eu pedia sempre para que os professores escrevessem no quadro e, assim, comecei a fazer o mapeamento dos termos e iniciei a criação de sinais em Libras para eles”, explicou.

Segundo a professora Raquel Noronha, orientadora de Mayellem, essa pesquisa serve também para os ouvintes, pois, com esse material, poderá interagir melhor com a comunidade surda no processo de ensino-aprendizagem do curso. “Esse projeto é um grande exercício de alteridade, que afeta a todos os envolvidos. É a oferta de um poderoso canal de comunicação, em formato multimídia, permitindo o processo educacional em Design. Creio que outros alunos surdos, e já temos mais um no curso atualmente, se beneficiarão imensamente deste projeto. Assim, contribui de forma mais ampla para o campo do Design no Brasil”, destacou.

Álbum de fotos: Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Mayellem Sousa

Mayellem e sua orientadora realizaram pesquisas de projetos similares e não encontraram trabalhos semelhantes nessa área, o que torna o glossário inovador. “Eu procurei, inclusive, em outros estados sobre esses glossários, mas foram poucos os volumes encontrados para o Design. Encontrei para Medicina e Letras - Libras, mas nenhum aplicado à minha área”, pontuou a discente.

Mayellem espera que esse trabalho seja divulgado para que mais pessoas tenham acesso, e, assim, melhorar a acessibilidade. “Eu desenvolvi esses termos em Libras para que, futuramente, outros alunos possam usá-los, tendo em vista que são poucos os materiais dessa natureza com o foco na comunidade surda. Foi com o objetivo de evitar as limitações impostas pela falta de tradução desses termos que eu decidi criar esse material”, declarou a aluna.

O glossário conta com exposições multimídia, em que intercala conteúdo textual, fotográfico e vídeos com a interpretação e escrita dos sinais, o que compõe uma ferramenta importante para a promoção da acessibilidade no curso e, também, constitui um material relevante para intérpretes de Libras que traduzem as aulas.

Por: Bruno Goulart

Produção: Bruna Castro