Janeiro Branco: UFMA alerta para o cuidado com a saúde mental

publicado: 18/01/2024 07h59, última modificação: 18/01/2024 07h59
fc1ce326-4c01-4dfd-8e79-21bf1107fba9.png

Com o propósito de conscientizar a comunidade discente sobre a importância dos cuidados em saúde mental, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proaes), todos os anos, tem abraçado a campanha nacional Janeiro Branco, promovendo e propondo ações que são executadas ao longo do ano, para reduzir o estigma aos problemas de saúde mental e promover relacionamentos sociais saudáveis, ajudando a comunidade acadêmica a prevenir e combater os preconceitos e estimular as pessoas a buscarem ajuda.

Segundo o pró-reitor de assistência estudantil, Danilo Lopes, a Proaes, seguindo orientações do reitor Fernando Carvalho, vem planejando campanhas estratégicas de atenção à saúde dos estudantes da UFMA.  “Entre as campanhas, as ações inerentes à saúde dos discentes, as discussões sobre saúde mental e o bem-estar estão sendo tratadas como prioridade máxima na PROAES, haja vista que a pandemia ampliou os níveis de estresse, ansiedade, depressão e outros transtornos, desencadeados devido ao isolamento social e ao falecimento de milhares de pessoas em todo o mundo, principalmente, no Brasil. A equipe da Divisão de Atenção à Saúde dos estudantes vem atuando, de forma integrada, com as equipes de assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, médicos, pedagogos e os demais setores da UFMA”, explicou o pró-reitor.

Com os alunos em férias, a campanha Janeiro Branco ganhou a internet. “A campanha já está em andamento no Instagram da Proaes, pois, como é o período de férias acadêmicas, estamos focando mais no virtual, com mensagens e vídeos dos profissionais com os temas relacionados à saúde mental”, informou Ana Flávia Amorim, psicóloga da Divisão de Educação em Saúde, da Proaes.

Ainda segundo a psicóloga, a campanha Janeiro Branco é somente o pontapé inicial para as campanhas sobre saúde mental ao longo do ano. “Em 2023, foram desenvolvidas várias palestras com o objetivo de prevenção e conscientização sobre os cuidados em saúde mental com os discentes de vários cursos. Nessas palestras, são abordados temas como adaptação ao contexto universitário, em que apontamos quais os fatores são facilitadores de saúde mental e quais fatores prejudicam a saúde mental dos discentes, lembrando que o cuidado com a saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo. Dessa forma, ao longo do ano, vamos oferecer webinários, palestras e rodas de conversa sobre prevenção e cuidados com a saúde mental”, pontuou Ana Flávia Amorim.

Atendimento aos discentes

Para além das palestras e rodas de conversa, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil da UFMA disponibiliza aos discentes atendimento em saúde mental, que ocorre de forma individual, com orientações de psicólogos e psiquiatras da Divisão de Educação em Saúde.

“Os discentes interessados em atendimento podem se dirigir ao setor a partir da segunda semana de fevereiro, quando abriremos a triagem. Na triagem, os alunos serão escutados e direcionados para o serviço que estão precisando no momento, seja de psicologia, seja de psiquiatria. Estamos, também, à disposição para receber convites e solicitações de palestras sobre saúde mental no ambiente acadêmico por meio do nosso endereço eletrônico (educsaude.proaes@ufma.br) ou pelo telefone (98) 3272-8669. A Divisão de Educação em Saúde fica localizada no CEB Velho”, ressalta a psicóloga Ana Flávia.

Em breve, o serviço de atendimento em saúde mental aos discentes deve ser ampliado, conforme informa o pró-reitor de assistência estudantil, Danilo Lopes. “O reitor Fernando Carvalho, entendendo a necessidade da Proaes em ampliar o atendimento aos discentes da UFMA, autorizou a contratação de mais um médico da área de psiquiatria e mais uma nutricionista. Além disso, a Proaes está criando protocolos; desenvolvendo sistemas, em parceria com o STI; adequando espaços de atenção à saúde dos discentes, em parceria com a SINFRA da UFMA, para ampliar a rede de parceiros e otimizar os atendimentos de forma significativa e com mais qualidade”, finalizou.

Sobre o Janeiro branco

O Janeiro Branco é uma campanha nacional sobre promoção de saúde mental criada por um grupo de psicólogos, com o intuito de incentivar as pessoas a cuidarem da sua saúde mental, enfatizando a adoção de hábitos saudáveis em vários aspectos da vida, como facilitadoras da saúde mental, tais como cuidar da saúde física, emocional, espiritual, porque a saúde mental envolve vários aspectos.

O mês de janeiro foi escolhido por ser o primeiro mês do ano, que inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Já a cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco”, sobre as quais se pode projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças que se deseja concretizar.

Para saber mais sobre o serviço de atendimento ao discente, entre em contato com a Divisão de Educação em Saúde

E-mail - educsaude.proaes@ufma.br,

Telefone - 3272-8669