Inscrições abertas para o Pet- Saúde Equidade destinados para estudantes da UFMA

publicado: 05/04/2024 12h21, última modificação: 05/04/2024 12h21
be6a8708-503d-41be-8b63-a898b59c3f11.png

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-reitoria de Ensino (Proen), torna público o edital para o processo seletivo de estudantes bolsistas, estudantes voluntários e para o cadastro de reserva destinados ao Programa PET – Saúde Equidade. As inscrições estarão abertas entre os dias 04 e 13 de abril de 2024.

O edital destina-se aos estudantes da área de Humanidades e Sociais do Câmpus de São Luís, regularmente matriculados nos cursos de Comunicação Social: Rádio e TV; Direito; Educação Física; Enfermagem; Estudos Africanos e Afro-Brasileiros; Farmácia; História (Bacharelado); Medicina; Música; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Psicologia e Serviço Social. Os estudantes aprovados serão classificados até o limite de 80 vagas. O preenchimento é composto em 40 vagas para bolsistas, sendo 30 da área da saúde e 10 da área de Ciências Humanas e/ou Ciências Sociais. Para voluntários, são 40 vagas, sendo 30 da área da saúde e 10 da área de Ciências Humanas e/ou Ciências Sociais. E 40 vagas para cadastro de reserva, sendo 30 da área da saúde e 10 da área de Ciências Humanas e/ou Ciências Sociais.

O processo seletivo será conduzido por uma Comissão de Seleção composta por professores designados pela (Proen). A remuneração da bolsa é de R$ 700,00 para discentes que exercerem a função de bolsista do PET- Saúde EQUIDADE e terão como referência as Bolsas de Iniciação Científica (IC).

Inscrições e etapas

As inscrições serão on-line e deverão ser realizadas, exclusivamente, em duas etapas. A primeira composta pela avaliação documental após o processo de inscrição e a segunda por meio de um teste de múltipla escolha formado por 20 questões de conhecimentos gerais.  As duas etapas são obrigatórias e a ausência de qualquer fase invalidará a inscrição.

Preenchimento do formulário de inscrição, via Google Forms no link

Envio dos comprovantes de documentação, via e-mail: petsaude.ip@gmail.com

O Programa PET – Saúde

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), que se encontra em sua 11ª edição e contemplou 150 projetos, em todo o território nacional, é promovido pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação e conduzido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

O PET-Saúde visa a qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde. Portanto, se propõe a desenvolver ações de educação pelo trabalho para a saúde, bem como para a criação e a ampliação das condições necessárias ao exercício da valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito da saúde, a fim de fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES). As atividades envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social.

As atividades dos projetos PET-Saúde Equidade serão desenvolvidas em três eixos, tendo como temática central a valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, permeado pelas abordagens de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e pessoas com deficiências, em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. Esses eixos serão formados por cinco Grupos de Aprendizagem Tutoriais (GAT), conforme segue:

Eixo 1 - Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, Gênero, Identidade de Gênero, Sexualidade, Raça, Etnia, Deficiências e as intersseccionalidades no trabalho na saúde, composto por 2 GAT;

Eixo 2 - Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, saúde mental e as violências relacionadas ao trabalho na saúde, composto por 2 GAT;

Eixo 3 - Acolhimento e Valorização às trabalhadoras e trabalhadores e futuras trabalhadoras e trabalhadores da saúde no processo de maternagem, acolhimento e valorização de mulheres, homens trans e outras pessoas que gestam, composto por 1 GAT.

Quaisquer dúvidas em relação a realização da inscrição, os candidatos deverão enviar mensagens para o e-mail petsaude.ip@gmail.com, no mínimo, 72 horas antes do término das inscrições, para que a Comissão possa auxiliar o candidato.

Confira o edital na íntegra.

Por: Camilla Fernanda