Gestão superior e diretores de centro da UFMA fazem reunião de alinhamento

publicado: 27/02/2024 19h15, última modificação: 27/02/2024 19h15
Reuniões entre a administração da universidade e diretores de centro vêm ocorrendo mensalmente
de3f016f-0248-445d-a71d-2bf9c93869ff.jpeg

Na manhã desta terça-feira, 27, a administração superior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) esteve reunida com os 12 diretores de centro, da capital e do continente, para apresentar as principais ações e projetos já programados para este ano e avaliar o trabalho que está executado. O reitor Fernando Carvalho, pró-reitores e superintendentes têm se reunido com os diretores mensalmente para alinhamento da equipe.

“É mais uma reunião de trabalho em que nós apresentamos a portaria de criação da comissão de assessoria da reitoria, que foi uma das nossas promessas de campanha, do nosso programa de gestão. Estamos aproveitando para discutir várias questões de todos os eixos da Universidade”, pontuou o reitor.

Entre as pautas discutidas durante a reunião, estão a apresentação do Programa de Gestão de Desempenho - UFMA; apresentação do cronograma de transição da Biblioteca Central; apresentação do panorama de manutenções dos Centros Acadêmicos e apresentação do esboço do Programa de Qualidade da Graduação.

Segundo o pró-reitor de Assistência Estudantil, Danilo Lopes, que, recentemente, esteve em visita técnica nos câmpus do interior junto com a Sinfra, essa foi uma oportunidade de dar uma devolutiva com base nas informações colhidas in loco. “Nós estamos concluindo essas visitas, faltando Pinheiro, e, baseados nessas visitas, a gente está identificando as demandas pontuais de cada centro. Com base nessas demandas, pegamos nosso orçamento e fizemos uma reestruturação mediante as demandas peculiares de cada centro, o que envolve restaurantes, bolsas e auxílios. Essa reunião de hoje vem para a gente apresentar o que conseguimos obter de informações no continente com a assistência estudantil, com o apoio acadêmico, e apresentarmos o nosso orçamento estimado para 2024 e como ele vai ser aplicado tanto nos restaurantes quanto nas bolsas e auxílios”, explicou Danilo.

Para os diretores de centro, as reuniões são uma oportunidade de estar mais próximo da gestão e acompanhar o trabalho que está sendo feito para a evolução da Universidade, como avalia a diretora do Centro de Ciências de Balsas (CCBl) Gisélia Brito: “Para nós, do interior, é um momento muito importante, porque nós temos a oportunidade de ouvir da gestão aquilo que está sendo feito, que está sendo planejado e melhorado, para os câmpus do continente, e também temos espaço para a escuta das nossas demandas, aquilo que mais nos inquieta, como diretor de centro, o que mais o nosso centro, como UFMA, está precisando, para melhorar e alcançar a excelência tanto no trabalho da gestão quanto nas questões acadêmicas de ensino, de pesquisa e de extensão”.

Rosane Nasar, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), ratifica a avaliação, considerando a importância da realização dessas reuniões. “Essa reunião é de fundamental importância para mostrar o que vai acontecer na Universidade este ano, quais são os projetos e as propostas que, efetivamente, estão previstas para o calendário de 2024. Isso nos permite, na condição de diretores de centro, acompanhar a evolução e tudo que tem sido mostrado aqui em prol de melhorar ainda mais a nossa gestão”, declarou Rosane.

Por: Ingrid Trindade

Foto: Gabriel Pereira