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Gestão Superior da UFMA finaliza visita aos Centros Acadêmicos de São Luís para apresentação do Programa de Modernização

publicado: 20/12/2024 06h52, última modificação: 20/12/2024 06h52
As reuniões foram realizadas nos doze Centros da UFMA
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Para garantir a transparência e debater propostas de programas de qualidade e modernização da instituição, a gestão da UFMA realizou uma série de visitas aos quatros Centros Acadêmicos do Câmpus São Luís, com o objetivo de apresentar as propostas e debater as melhorias nos cursos de graduação da instituição. As reuniões também foram realizadas nos câmpus do continente durante os meses de setembro, outubro e novembro.

A proposta apresentada se baseia em cinco eixos principais: Programa de Qualidade da Graduação (Qualigrad), que tem por objetivo modernizar o ensino, aumentar o engajamento estudantil, melhorar indicadores de desempenho acadêmico, ampliar o número de ingressantes e concluintes com inclusão e promover práticas que elevem o sucesso acadêmico; reestruturação acadêmica e administrativa da instituição, por meio da criação de novas instâncias acadêmicas e administrativas, responsáveis por atuar em demandas atuais e relevantes para a sociedade e para a educação superior; mais assistência estudantil, a partir do desenvolvimento de novas políticas e ações acadêmicas visando ao apoio à permanência dos estudantes e à diminuição das taxas de evasão e retenção; mudanças na propostas orçamentaria; e padronização das subunidades acadêmicas.

Na ocasião, o reitor e sua equipe apresentaram a atual situação orçamentária da Universidade, os diagnósticos realizados nas áreas acadêmicas e administrativas e as propostas de atuação junto aos respectivos centros e tiveram a oportunidade de ouvir as sugestões da comunidade acadêmica e administrativa, cumprindo com seu papel de gestão transparente e participativa.

O reitor reforça que a proposta foi apresentada em todos os centros da UFMA. “O Programa de Modernização é fundamental para a nossa Universidade e busca fortalecer e consolidar ainda mais a UFMA como instituição de excelência acadêmica”. E ressalta, ainda, que o programa está sendo discutido em todos os conselhos de centro da nossa Universidade. “As nossas reuniões foram muito positivas, tivemos uma ótima recepção dos nossos conselheiros, tanto do continente como da capital. Acredito que seja um momento de mudança e inovação na nossa Universidade, com esse Programa, nós alcançaremos melhores rankings nacional e internacionais”, garante.

O pró-reitor de Ensino da UFMA, professor Romildo Sampaio, pontua que, neste momento, o processo envolve os conselhos de centro, que incluem representantes técnicos administrativos, chefes de departamento, coordenadores, professores e diretores, a fim de garantir participação ativa de todos os que compõem a instituição.

“São reuniões importantes. Uma determinação do nosso reitor de que todo esse processo de modernização com os cinco eixos que o compõem pudesse ser levado à comunidade acadêmica, é uma forma de a comunidade acadêmica, por meio dos conselhos de centro, representantes técnicos administrativos, chefes de departamento, coordenadores e professores e diretores, poder conhecer melhor a proposta. Posteriormente, vai ser colocada em consulta pública para que a comunidade possa se manifestar em relação às sugestões”, destaca.

O diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA, professor Luciano Façanha, enfatizou a importância da transparência e o movimento realizado pela gestão para garantir a qualidade da instituição.

“Eu acho que é muito importante essa reunião para apresentar à comunidade acadêmica a realidade da UFMA e, principalmente, a transparência orçamentária, a situação de como a UFMA se encontra na atualidade e as possibilidades daquilo que nós podemos fazer para melhorar a nossa Universidade”, frisou.

Da mesma forma, a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Rosane Guerra, entende que a proposição do plano de modernização poderá aprimorar o desempenho do corpo docente, discente e do técnico-administrativo. “Os principais benefícios do programa de qualidade da graduação são voltados para diminuir a evasão, aumentar o número de alunos e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas coordenações de curso, tanto na questão dos docentes, dos discentes como dos técnicos administrativos”.

É importante destacar que a iniciativa faz parte da política de gestão democrática da Universidade, tendo como propósito discutir propostas voltadas à melhoria da qualidade e à modernização da instituição. Após esse ciclo de apresentações e debates com os conselhos de centros, o projeto será levado à consulta pública e, posteriormente, para votação no Conselho.

Tire suas dúvidas no FAQ abaixo: 

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO

1)      Em que se baseia a proposta de modernização da estrutura acadêmica e administrativa da UFMA?

A proposta visa aprimorar a gestão acadêmica e administrativa da UFMA, transformando as coordenações em principais protagonistas e gestores dos cursos, fortalecendo as atividades-fim (ensino, pesquisa, extensão e inovação), otimizando processos e promovendo maior eficiência e qualidade no atendimento das demandas acadêmicas e administrativas. Ela está sustentada em cinco eixos: reestruturação e criação de instâncias acadêmicas e administrativas, política de qualidade dos cursos de graduação, adequação orçamentária, melhoria da assistência estudantil e padronização das subunidades acadêmicas.

2)      Por que o Programa de Qualidade da Graduação é importante para a instituição?

O programa busca garantir educação de excelência, melhorar indicadores acadêmicos e institucionais, atendendo integralmente aos órgãos de controle interno e externo e alinhando à UFMA às demandas da sociedade. Além disso, objetiva consolidar a UFMA como referência no ensino superior, integrando ensino, pesquisa e extensão, e promovendo um ambiente acadêmico inclusivo e inovador.

3)      Os estudantes foram contemplados na proposta?

Sim, um dos eixos da proposta trata exclusivamente da Assistência Estudantil, abordando temas como acessibilidade, saúde, apoio e assistência estudantil e melhorias nos sistemas institucionais. Além disso, a proposta prevê a criação e consolidação de políticas e ações acadêmicas para apoiar a permanência dos estudantes e diminuir as taxas de evasão e retenção.

4)      É possível fazer a padronização das subunidades acadêmicas do Câmpus de São Luis?

Sim, a padronização é considerada essencial para melhorar a eficiência administrativa e acadêmica, eliminando discrepâncias entre os modelos de gestão de cursos e departamentos, com redistribuição de funções e recursos. Além disso, há 8 cursos em São Luis e 41 cursos no interior do estado que já funcionam com um modelo único de gestão das subunidades, baseado nas Coordenações de Curso.

5)      Haverá sobrecarga de trabalho para as coordenações de curso com a padronização das subunidades acadêmicas de São Luis?

A proposta prevê redimensionamento de servidores técnico-administrativos e de infraestrutura, além de criar novas Coordenações de Curso e Coordenações Adjuntas para os cursos com maior demanda em termos de alunos ativos e docentes vinculados. Assim, os Coordenadores receberão apoio para lidar com as atividades de coordenação, algo que não existe atualmente.

6)      Para onde irão as Funções Gratificadas (FG), horas dedicadas à função e infraestrutura e dos Departamentos Acadêmicos?

Todas as funções serão utilizadas na área acadêmica. Serão alocadas para as novas coordenações que estão sendo criadas, para as coordenações especiais, para as coordenações adjuntas dos cursos maiores e para as coordenações de pós-graduação que não possuem FG ou possuem FG inadequada.​

7)      Haverá melhorias para o trabalho dos Coordenadores de Curso?

Sim, um dos pilares da proposta é o fortalecimento das Coordenações de Curso. Os coordenadores contarão com estrutura administrativa melhor, com mais servidores técnicos, com maior autonomia, além de coordenadores adjuntos para cursos maiores.

8)      Com a padronização das unidades acadêmicas, haverá perda de representatividade nos colegiados superiores?

A representatividade das Unidades Acadêmicas nos Colegiados Superiores permanecerá inalterada, uma vez que os representantes dos Departamentos Acadêmicos serão substituídos pelos Coordenadores de Curso, garantindo a manutenção do número de representantes atual nestes colegiados.

9)      Com o fim da Assembleia Departamental, haverá outra instância para discussão e deliberação onde todos os docentes vinculados ao curso terão direito a voz e voto?

Sim, as Assembleias de Curso serão o espaço destinado para deliberações e decisões coletivas envolvendo todos os docentes, assegurando participação e representatividade. Esta instância que já funciona em todos os cursos do continente e em mais oito cursos de São Luis, é contemplada no Art. 114 do Estatuto e no §4º Art. 92 do Regimento da UFMA.

10)  A proposta de modernização trará benefícios para os cursos localizados nos câmpus do continente?

Sim. A proposta de modernização prevê a criação de novas subunidades acadêmicas também nos câmpus do continente, onde atualmente há coordenações únicas para mais de um curso. Serão instituídas Coordenações Adjuntas, seguindo os mesmos critérios aplicados ao Câmpus de São Luís. Além disso, a redistribuição de servidores administrativos em São Luís permitirá que novas contratações sejam direcionadas para atender às demandas dos câmpus no continente. Adicionalmente, haverá maior investimento e recursos para ensino, pesquisa e extensão para atender toda a UFMA. Vale destacar que a proposta de modernização é abrangente e visa padronizar a estrutura de todos os cursos de graduação da UFMA.

11)  Com a padronização das subunidades, a relotação dos técnicos trará prejuízos a eles? Eles serão consultados?

A redistribuição de servidores técnico-administrativos será realizada conforme normas estabelecidas em edital específico, garantindo aos servidores a oportunidade de participar do processo de relotação. O redimensionamento visa assegurar que a maioria das coordenações de curso tenham dois servidores, promovendo uma melhor distribuição das tarefas e evitando sobrecarga de trabalho. A proposta será submetida à consulta pública, permitindo a ampla participação da comunidade acadêmica na definição da versão final. Além disso, os técnicos já tiveram participação ativa nas reuniões realizadas em todos os centros acadêmicos da UFMA.

12)  Os docentes poderão escolher sua lotação no processo de padronização das subunidades?

Sim, a relotação de docentes será decidida pelos próprios professores durante a última assembleia departamental, onde será definida a lotação para os respectivos cursos que hoje já são administrados pelo Departamento Acadêmico.

13)  A infraestrutura dos cursos de graduação melhorará com o Programa de Modernização?

Sim, estão previstos investimentos e melhorias nos espaços acadêmicos e de convivência, além da expansão e melhorias dos laboratórios e atualização do acervo bibliográfico, contribuindo para a maior qualidade do ensino.

Por: Sarah Dantas

Fotos: DCom UFMA

Revisão: Jáder Cavalcante 

Divulgação: Paulo Miranda

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