Gestão Superior da UFMA faz visita de cortesia ao governador do Maranhão

publicado: 31/01/2024 13h25, última modificação: 31/01/2024 13h25
a39554d2-3458-4ffd-ad1e-4936f29d230f.jpeg

Ontem, 30, o reitor Fernando Carvalho e sua equipe de pró-reitores e superintendentes estiveram no Palácio dos Leões, onde foram recebidos pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, para mais uma da série de visitas que a gestão superior tem realizado com objetivo de estreitar as relações institucionais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com parceiros estratégicos.

“Nós estamos aqui, hoje, visitando nosso ilustre governador, Carlos Brandão, com toda a nossa gestão superior, para que a gente possa dialogar com o Estado do Maranhão para a realização de ações que possam ajudar o desenvolvimento do nosso estado e a qualidade de vida da nossa população”, pontuou o reitor da UFMA, Fernando Carvalho.

Durante a reunião, que também teve a participação do secretário da Casa Civil, Sebastião Madeira, foram apresentadas propostas de parceria, que devem beneficiar a comunidade acadêmica e a população maranhense. Além disso, foram discutidas demandas como a política energética da Universidade, a criação de novos polos da UFMA no continente e ampliação do alcance dos cursos EAD da UFMA no estado e maior fomento à formação acadêmica dos povos originários e quilombolas.

Reitor visita Governador do Maranhão

O governador do estado, Carlos Brandão, colocou o governo do Maranhão à disposição para que futuras parcerias sejam firmadas beneficiando cada vez mais a população maranhense. “Primeiro, foi uma visita de cortesia. Depois da sua posse, ainda não tinha conversado com a gente, trouxe aqui todos os pró-reitores e superintendentes para a gente debater os projetos da UFMA em parceria com o Governo do Estado. A gente entende que todos os projetos precisam de parceria, então a gente abordou várias temas aqui, e não tenho dúvidas de que, junto com a UFMA e o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, a gente vai conseguir resolver muitas demandas que ele trouxe. Algumas o próprio Governo do Estado tem condições de solucionar. No mais, eu acho que essas parcerias com o setor da educação com as universidades são muito importantes, e a Universidade Federal sempre pode contar com o Governo do Estado do Maranhão”, destacou o governador Carlos Brandão.

O reitor avaliou a reunião positivamente uma vez que o governador se mostrou aberto a apoiar a Universidade em suas demandas e projetos. “... [Foi] uma visita de cortesia, mas em que discutimos algumas ações que podem ser feitas em parceria com o Estado. O governador mostrou a sua sensibilidade e disse que vai apoiar todas as demandas e projetos que foram discutidas aqui”, finalizou Fernando Carvalho.

Na ocasião, o reitor entregou ao governador um certificado em reconhecimento ao apoio dado à Feira das Profissões 2023, realizada entre os dias 19 e 21 de setembro de 2023.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Gabriel Ferreira