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Gestão superior da UFMA apresenta Programa de Qualidade da Graduação aos Centros Acadêmicos da UFMA

publicado: 26/09/2024 18h49, última modificação: 26/09/2024 18h49
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Com o objetivo de melhorar a qualidade dos cursos de graduação, fortalecer a gestão participativa e melhorar o desempenho acadêmico-administrativo da instituição, a administração superior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza, entre setembro e novembro, uma série de visitas aos seus doze centros acadêmicos, incluindo sede e continente, para apresentar e debater a proposta do Programa de Qualidade e de Modernização da estrutura da UFMA.

Em sua primeira etapa, as visitas ocorreram nos Centros de Ciências de São Bernardo, Chapadinha, Bacabal e Codó e foram realizadas pelo reitor da UFMA, Prof. Fernando Carvalho, o pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio, o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência, Marcos Moura, o superintendente de Comunicação, Prof. Pablo Monteiro, e o diretor de Qualidade dos Cursos de Graduação, Prof. Javier Figueroa.

Na ocasião, o reitor e sua equipe apresentaram a atual situação orçamentária da UFMA, os diagnósticos realizados nas áreas acadêmicas e administrativas e as propostas de atuação junto aos respectivos centros e tiveram a oportunidade de ouvir as sugestões dos conselheiros e da comunidade acadêmica que se fez presente na reunião, cumprindo com seu papel de gestão transparente e participativa.

“Esta agenda que começamos a cumprir no interior - e que percorremos em todos os centros da sede também - faz parte do nosso programa de gestão, comprometido com a melhoria da qualidade acadêmica e administrativa da nossa Universidade. As propostas que estão sendo apresentadas aos Conselhos de Centro são fruto de um estudo minucioso realizado pela equipe da gestão e contemplam, entre outras questões, sobretudo o fortalecimento do ensino e da gestão da graduação. A partir dos diagnósticos realizados e das contribuições da comunidade acadêmica, montaremos um plano estratégico de qualidade, melhorando nossos indicadores acadêmicos e tornando a UFMA cada vez mais referência local, nacional e internacional”, ressalta.

O debate e as respostas às apresentações têm sido bastante positivas. A comunidade coaduna com o compromisso em oferecer mais qualidade de ensino na graduação e pós-graduação.  “O reitor Fernando Carvalho faz um passo muito importante, que é vir à comunidade local e reunir -se com o Conselho de Centro, dando relevância àquilo que o Conselho representa. As propostas apresentadas estão de acordo com aquilo que a gente já vem trabalhando, que é a questão da qualidade da educação. Isso vai refletir aqui no interior, aqui em Bacabal, como reflete também na questão da pós-graduação e graduação com as propostas que ele apresenta”, expressa a diretora do Centro de Ciências de Bacabal, Lucélia de Sousa Almeida.

De acordo com o professor do Câmpus de Chapadinha Anderson Zanini, é de extrema relevância a gestão superior permitir que a comunidade acadêmica participe ativamente das decisões relacionadas à instituição. “Foi com muita alegria que a gente recebeu o nosso reitor, professor Fernando, aqui no Câmpus de Ciências de Chapadinha; ele pôde nos apresentar uma nova proposta de reestruturação e nos deu oportunidade de opinar sobre a proposta e ver a importância disso no sentido institucional. Ficamos muito felizes em ver o que nós podemos contribuir com isso, com essa oportunidade de voz e é interessante discutir isso coletivamente, e escutar não só o nosso centro, mas todos os centros que compõem a nossa grande instituição, acredito que isso vai trazer benefícios, e só podemos agradecer ao reitor e a toda sua equipe por ter nos ouvidos e por todos os avanços”.

Ainda durante as reuniões nos dois centros, foi apresentado o Programa de Qualidade da Graduação (Qualigrad), ação que compõe o programa de gestão da reitoria.

Programa de Qualidade da Graduação – A política de qualidade da UFMA é um conjunto de diretrizes e ações voltadas para garantir e aprimorar, de forma contínua, o ensino, a pesquisa e a extensão na instituição. Essa política busca envolver toda a comunidade acadêmica e reafirma o compromisso da Universidade em oferecer uma educação de excelência, preparando os estudantes para os desafios contemporâneos.

Entre os objetivos da política de qualidade, destacam-se a modernização do ensino, o desenvolvimento de estratégias para reduzir a evasão e aumentar o engajamento dos estudantes, a implementação de ações para melhorar os indicadores de desempenho acadêmico, o aumento do número de ingressantes e concluintes, a promoção da inclusão no ambiente universitário e a adoção de práticas que elevem a taxa de sucesso acadêmico dos estudantes.

O diretor do Programa de Qualidade da Graduação, Prof. Jaiver Figueroa, explica que o Qualigrad definirá metas e metodologias para melhorar indicadores de gestão e desempenho acadêmico, qualificando melhor os alunos e ampliando a oferta de profissionais. “O Programa Qualigrad permitirá definir metas e suas respectivas metodologias visando à melhoria de indicadores de gestão e de desempenho acadêmico, permitindo a entrega de alunos mais bem-qualificados, além do aumento da oferta desses profissionais para a sociedade. O Qualigrad envolve as cinco dimensões; docente, discente, técnico, pedagógica e infraestrutura, buscando a melhoria simultânea”, destaca.

Tonhetina Costa de Almeida, representante dos técnicos-administrativos do Centro de Ciências de Codó (CCCo), avalia que o programa trará inovações que beneficiarão a eficiência e qualidade do trabalho, impactando docentes, equipe técnica e alunos. “Eu avalio positivamente, pois as inovações giram em torno de uma maior eficiência, economia e celeridade do trabalho ofertado aos alunos. Dessa forma, o programa trará mudanças que repercutiram no trabalho dos docentes, equipe técnica e na qualidade do serviço dirigida ao público da Universidade: os discentes, haja vista os três segmentos estarem interligados”.

João Daniel, representante estudantil do Câmpus de Codó, enfatiza que a proposta do Qualigrad beneficia diretamente os discentes da instituição. “Alguns dos benefícios que o programa de qualidade proporciona aos estudantes e técnicos são a melhoria do ensino que podem garantir que os estudantes e técnicos recebam treinamento atualizado e relevante, com práticas de ensino-aprendizagem alinhadas às exigências do mercado de trabalho. O desenvolvimento das competências socioemocionais, porque, além das habilidades técnicas, esse programa também contempla o desenvolvimento das competências de liderança, essenciais aos estudantes enquanto grupo e representações, bem como aos técnicos enquanto equipe, fortalecendo a formação profissional em ambas as vertentes. Valorização do currículo e infraestrutura. No geral, o programa atua para o desenvolvimento das universidades e dos integrantes”, sublinha.

Modernização - Uma das ações para garantir a eficácia da qualidade da graduação na instituição é a modernização da estrutura acadêmica da instituição. O pró-reitor de Ensino, Romildo Sampaio, salienta que as visitas nos centros acadêmicos visam à proposição de plano de modernização da UFMA, focada na melhoria dos cursos de graduação e na alocação de mais recursos para ensino, pesquisa e extensão.

“Nossa visita às diferentes unidades acadêmicas, iniciada pelos Centros do continente, tem por objetivo apresentar à comunidade a proposta de modernização da estrutura acadêmica e administrativa da UFMA, com foco na qualidade e na melhoria dos nossos cursos de graduação. O programa prevê a alocação de mais recursos para o ensino, pesquisa e extensão; implantação de uma política de qualidade para os cursos de graduação (Qualigrad); criação de estruturas para lidar com demandas atuais e relevantes para a sociedade e para a educação superior; fortalecimento das coordenações de curso e criação de uma estrutura única, isonômica e mais ágil, para podermos enfrentar os desafios e continuar oferecendo uma educação superior de qualidade”, pontua.

O professor e coordenador do curso de Turismo do Centro de Ciências de São Bernardo, César Chaves, entende que essa modernização fortalecerá a qualidade de ensino da UFMA.  “Ficamos muito contentes com a visita, com um debate muito proveitoso, no qual discutimos questões relacionadas à isonomia, à otimização dos recursos físicos e humanos da Universidade. Esperamos que esse programa venha a atender as nossas demandas e atacar alguns problemas que historicamente afetam a nossa Universidade, de modo a desenvolvermos nossas atividades com melhor eficiência, qualidade, compromisso com a comunidade acadêmica de modo geral”, enfatiza.

O diretor do Centro de Ciências de São Bernardo, Jeferson Almeida, ressalta que o novo projeto busca equilibrar a estrutura física e administrativa da UFMA. “A graduação é o grande pilar da Universidade, vai passar por mudanças, em que serão avaliados os indicadores de evasão, sucesso, características da própria produção docente e a infraestrutura que os câmpus, principalmente do continente, têm nesses cursos, que, há muito tempo, é preciso ser revista e apreciada, para que nós possamos alcançar futuramente novos indicadores e assim evoluir nas notas do Ministério da Educação”.

Vale ressaltar que a iniciativa integra a política de gestão democrática da Universidade, com o objetivo de debater propostas de programas de qualidade e modernização da instituição. As visitas serão realizadas em todos os câmpus da UFMA.

Por: DCom

Revisão: Jáder Cavalcante

Divulgação: Paulo Miranda
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