Notícias
Formandos celebram conquistas e identidade cultural nas colações de grau da UFMA em São Bernardo
A cerimônia de colação de grau do Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB), na última sexta-feira, 3, foi marcada por histórias de superação e celebração da identidade cultural do Maranhão. Ao todo, 52 estudantes realizaram o sonho de concluir a graduação nos cursos de Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa; Linguagens e Códigos - Música; Ciências Naturais - Química; Ciências Humanas - Sociologia e Bacharelado em Turismo.
Entre eles, Sabrina Araújo, de 21 anos. Filha de agricultores e quebradores de coco, nascida e criada no quilombo de Canabrava, em Santa Quitéria, a formanda conta que conquistar a graduação simboliza vitória após inúmeros desafios superados. "Hoje eu me sinto feliz e realizada, porque não foi fácil chegar até aqui. Saí de casa aos 17 anos sem nunca ter morado fora, e enfrentar essa mudança foi bem difícil. Meus pais me ajudaram muito, e olhando para trás, vejo o quanto foi complicado, mas também necessário”, conta.
Agora, com o título de Bacharel em Turismo, Sabrina conta que já tem planos para atuar na profissão e, como reconhecimento da luta de seus ancestrais que fundaram o quilombo, pretende promover atividades turísticas que valorizem a identidade cultural quilombola na região. “Agora quero seguir na minha área e trabalhar com o que amo. Tenho o sonho de criar um roteiro turístico dentro da minha comunidade quilombola, o Canabrava, para mostrar às pessoas de fora o quanto nossa cultura é especial e muitas vezes pouco valorizada", relata.
Do trabalho na roça para a sala de aula
Essa é a expectativa do jovem Flavisnaldo da Silva, de 23 anos. Filho de agricultores que não mediram esforços para apoiá-lo nos estudos, Flávio, como é conhecido, também conta que precisou enfrentar muitos desafios para conquistar o diploma. “Na minha infância, com 12 anos, comecei a ajudar o meu pai na roça. Íamos para a escola pela manhã, à tarde ajudávamos na roça e tirávamos a noite para estudar. Além disso, tive um ensino médio muito difícil e, quando entrei na graduação, tive que aprender coisas que o ensino básico não me ensinou. Só que na UFMA, os professores abraçam os alunos e, de certa forma, eles nos ajudaram a acalmar aquele primeiro impacto, e isso contribuiu com que a gente pudesse desenvolver esse eu universitário”, conta.
Por ter vindo de família de baixa renda, o formando conta que a questão financeira foi um dos obstáculos que a universidade o ajudou a enfrentar. Por meio dos programas de inclusão e permanência, como o Auxílio Moradia e Auxílio Alimentação, Flávio recebeu o apoio necessário para continuar os estudos e hoje pretende seguir carreira acadêmica. "Para mim, o conhecimento e as experiências no decorrer da nossa vida abrem portas. Hoje eu tenho cada vez mais força de vontade de continuar e conseguir oferecer o melhor para a minha família. Pretendo fazer o mestrado e o doutorado e seguir estudando e aprimorando mais o conhecimento", finaliza.
Prêmio de Mérito Acadêmico
Durante a cerimônia, a UFMA premiou com o título de Mérito Acadêmico os estudantes Leusairla Castro Sousa, do curso de Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa; Carlos Henrique Spíndola Rocha, do curso de Linguagens e Códigos - Música; e Isabela Araújo Souta, do curso de Ciências Humanas - Sociologia.
O prêmio é um reconhecimento aos graduandos que durante a trajetória do curso, atingiram bons coeficientes de rendimento e desempenho acadêmico, segundo os requisitos previstos na resolução nº 3.391-Consepe, 09 de abril de 2024.
UFMA celebra a conquista
Para o diretor do Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB), professor Jefferson Almeida Rocha, a colação de grau é um momento de celebrar as conquistas dos estudantes que agora serão profissionais qualificados para atuar em suas respectivas áreas. “Esse é o poder transformador da universidade: levar cada vez mais profissionais à nossa sociedade e fazer com que a educação pública de qualidade atinja a todos, principalmente os mais vulneráveis e as populações mais distantes das capitais, como essa região”, disse.
“Desejo muito sucesso a esses profissionais e que eles sejam um farol de luz no coração de todos aqueles com quem eles vão lidar daqui para frente. Que eles possam seguir suas vidas cada vez mais contentes, alegres e levar todo o amor à profissão que foi adquirido ao longo desse tempo aqui na universidade”, declarou.
Em seu discurso, o reitor da UFMA, professor Fernando Carvalho, também destacou a importância da formação dos estudantes para a instituição e para a sociedade. "É um momento importantíssimo para a universidade, em que nós estamos entregando à sociedade profissionais qualificados que vão atuar em diversas instituições. Parabéns a todos os nossos formandos e formandas do nosso Centro de Ciências de São Bernardo", comemorou .
A cerimônia de colação de grau dos estudantes do Centro de Ciências de São Bernardo revela não apenas o compromisso da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em formar profissionais qualificados para atuar no mercado, mas também reforça seu poder transformador da sociedade por meio da educação.
Por: Agaminon Sales
Fotos: Agaminon Sales
Divulgação: Paulo Miranda
Ações do documento