Notícias

Fim de uma jornada: UFMA realiza colação de grau do Centro de Ciências de Bacabal

publicado: 26/03/2024 09h47, última modificação: 26/03/2024 09h47
993d0607-c786-4cc9-bb70-dbe41a6a89c0.jpeg

 

A expectativa em concluir mais uma importante etapa da trajetória profissional foi o sentimento mais dividido entre os 57 formandos do Centro de Ciências de Bacabal (CCBa) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No dia 20 de março, foi realizada a Colação de Grau referente ao 2º semestre de 2023 dos cursos de Ciências Humanas- Sociologia, Ciências Naturais - Biologia, Ciências Naturais - Física, Educação do Campo/ Ciências Agrárias, Educação do Campo/ Ciências da Natureza e Matemática e Letras - Português.

A colação de grau do CCBa sediou a realização de um ciclo para todos os presentes, formandos e familiares. A cerimônia foi regida pelo reitor da UFMA, Fernando Carvalho. “Estamos hoje no Centro de Ciências de Bacabal finalizando a formatura dos nossos jovens que infelizmente nos deixa neste momento. Mas eles estão finalizando uma jornada acadêmica e estão iniciando uma outra etapa de sua vida, que é suas atividades profissionais. São jovens que foram capacitados entre as melhores Universidades do Brasil e, com certeza, tem muito a oferecer à sociedade”, declarou o reitor.

Lucélia de Sousa Almeida, Diretora do Centro de Ciências Bacabal, destacou que a colação de grau, além de ser um dia de celebração, também é uma ocasião que finaliza uma longa trajetória. “Esse momento é festivo, em que a Universidade Federal do Maranhão cumpre o seu papel em entregar à sociedade excelentes profissionais que deixam a colação de grau com a expectativa do mercado de trabalho. É um momento em que dizemos: sim, vocês concluíram uma etapa e estão prontos para o mercado", pontuou. 

O percurso até o aguardado dia de colação de grau foram enfrentados por intensos desafios. Como detalhou a formanda em Licenciatura em Letras – Português, Alessandra de Oliveira, que representou a realidade dos alunos em meio as dificuldades de adaptação das aulas no período da pandemia.

“Assim que passei para Letras – Português na UFMA, foi bem no época da pandemia. Só fiquei três semanas em aula presencial. Portanto, foram dois anos de curso de forma remota. Foi uma experiência totalmente diferente, já que a modalidade do curso de licenciatura é presencial. Logo, houve uma adaptação nas aulas e os professores tiveram que se adequar também nessa nova realidade. Apesar disso, foram anos maravilhosos vividos na Universidade. Tive boas experiências e oportunidades, tanto pelo lado profissional quanto pessoal. Pretendo continuar minha trajetória na Universidade, agora ingressando no mestrado em Letras. Só tenho que agradecer à UFMA”, celebrou.


Clique aqui para acesso as fotos

O trajeto da graduação é um caminho longo, difícil e nada individual. São compartilhados diversas sensações, principalmente pelos entes queridos. No exemplo, o pai de Alessandra, Alessandro Abreu, enfatizou satisfação e gratidão na formatura da filha, sendo um acontecimento tão esperado para a família. “É uma ocasião muito especial. Nós, como pais, ficamos muito felizes e orgulhosos. Ela está fechando um novo ciclo da sua vida que não acabou ainda, quando a sua fase de estudos possui visualizar outros horizontes. Estamos felizes por nossos filhos chegarem tão longe", expressou. 

O longo percurso da vida acadêmica, repleto de percalços e incertezas, é finalmente superado até a chegada da colação de grau. É o início de uma nova jornada fora da Universidade, como frisou Nayro Messias, formando em Licenciatura em Ciências Naturais - Física. “É um momento de honra e alegria. Honra, porque finalmente vamos honrar o nosso compromisso com a instituição e com nós mesmos em concluir o curso. E a alegria é chegar nesse dia tão maravilhoso e sair licenciado. Meus planos a partir de hoje é conseguir fazer um concurso, passar e lecionar, porque é o principal intuito em sair da Universidade como professor capacitado", frisou. 

A cerimônia de Colação de Grau é um dia repleto de emoções que marca também os docentes e representantes do Centro.  O Coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Física, Ariel Nonato, destacou que: “A Colação de Grau é um momento esperado com muita alegria e expectativa que todos aqui temos. Porque passamos durante todo esse tempo formando e preparando os alunos para esse acontecimento. É muita felicidade estarmos colando grau com os alunos", concluiu. 

Por: Camilla Fernanda

Fotos: Jardiel Santos 

registrado em: