Fim de um ciclo: UFMA realiza colação de grau do Centro de Ciências de São Bernardo

publicado: 13/03/2024 08h19, última modificação: 13/03/2024 08h20
Mais de sessenta formandos receberam a outorga de grau
5d658c2d-89fc-44f8-8b1d-39217cdbe358.jpeg

Na última terça-feira, 5, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) concedeu o grau a 66 formandos dos cursos de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa; Linguagens e Códigos – Música; Ciências Humanas – Sociologia; Ciências Naturais – Química e Turismo. A cerimônia, que foi presidida pelo reitor da UFMA Fernando Carvalho, marcou a conclusão de um ciclo acadêmico e o início da jornada profissional.

Em sua fala aos formandos, o reitor Fernando Carvalho destacou a preparação dos novos profissionais depois desses anos na Universidade. “Durante esses anos de graduação, cada um de vocês dedicou tempo, esforço e dedicação para alcançar seus objetivos. E aqui estão vocês, preparados para dar o próximo passo em suas vidas”, disse o reitor.

Para os professores, que acompanharam esses formandos durante a graduação, a colação é a consagração de um ciclo de pelo menos 4 a 5 anos. “A colação de grau é sempre um momento especial. Sem dúvida alguma, com brilho especial, um brilho de quem superou uma pandemia. Hoje, a gente ver que a perseverança, a resiliência, a luta pessoal de cada um deles. Fruto de um trabalho coletivo de docentes, técnicos e terceirizados da Universidade,  porque, para eles estarem aqui, não é porque tiveram bons professores, mas porque todo um conjunto foi necessário, que envolve gestão, coordenação, técnicos e terceirizados, a Universidade disponível para eles, que souberam fazer muito bom uso disso e hoje estão aqui colhendo os frutos, no momento mais importante para eles, que é a colação de grau”, declarou Josenildo Campos Brussio, professor do curso de Ciências Humanas – Sociologia.

Colação de Grau do Campus de São Bernardo - 2023.2

Grávida do primeiro filho, a formanda em Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa Jéssica Maria Costa Veras Sabry não esconde a felicidade de concluir essa etapa. “É uma realização. Estou muito feliz de ter conseguido, foram muitas noites em claro e muita persistência. Nessa reta final, eu agradeço por estarem todos os meus parentes aqui, meu marido, minha família. Ele (o bebê) veio na reta final, estava fazendo o TCC, quando eu descobri, estava naqueles primeiros meses da gestação, e, naquele TCC, eu estava tão angustiada com o meu texto. O meu marido me incentivou muito para eu não desistir. Está sendo muito especial para todo mundo”, celebra Jéssica.

Gustavo Sabry, marido de Jéssica, descreve a emoção do momento considerando a história do casal, que decidiram pela graduação no mesmo curso para encurtar a distância e passar mais tempo juntos. “É o melhor sentimento possível porque a gente começou a namorar e nesse processo a gente optou por fazer o mesmo curso para encurtar a distância, então, a gente passou por muita coisa junto, durante o curso. Agora, a gente tá saindo, mas estamos saindo casados, com nosso bebê no forninho e com essa realização. A vitória dela é a minha vitória, então é uma realização em dobro”, compartilhou Gustavo.

Mérito Estudantil

Ao final da cerimônia de colação de grau, os estudantes que se dedicaram e sobressaíram durante suas jornadas acadêmicas receberam a dignidade universitária Mérito Estudantil. A honraria, que foi instituída pela Universidade Federal do Maranhão por meio da resolução Consun 361, de 08 de novembro de 2021, é concedida aos discentes que tenham concluído o curso no período de tempo padrão previsto pelo Projeto Pedagógico registrado na Pró-reitoria de Ensino; não tenham mais de 20% da carga horária prevista para o seu curso obtida por meio de aproveitamentos internos ou externos; não tenham reprovações nem trancamentos em componentes curriculares; não tenham sofrido nenhuma sanção disciplinar e tenham Índice Acadêmico (CR) igual ou superior a 8.

Seguindo esses requisitos, durante a solenidade, receberam o diploma de Mérito Estudantil os formandos: Maria Aparecida Santos Costa, do curso Ciências Humanas – Sociologia – Licenciatura;  Bernardo José Silva dos Santos, do curso de Ciências Naturais – Química - Licenciatura; Elenice de Paula Gomes, do curso de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa –  Licenciatura; Mateus Rodrigues da Silva Melo, do curso de Linguagens e Códigos – Música – Licenciatura; Cecília Alves Feitosa, do curso de Turismo – Bacharelado.

UFMA de portas abertas

Com o fim da jornada da graduação, a Universidade ainda permanece aberta aos seus ex-alunos. Segundo o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, a experiência e o conhecimento adquiridos podem contribuir para o crescimento e o desenvolvimento da instituição.

“A jornada de vocês na UFMA está chegando ao fim, mas a relação com a Universidade não precisa terminar aqui. As portas da UFMA permanecerão sempre abertas para recebê-los de volta, seja para aprofundar seus conhecimentos e se especializar em sua área de interesse, ou contribuindo com a Universidade, pois a UFMA valoriza a participação de seus egressos no ensino, na pesquisa e extensão”, finalizou Fernando.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade