Notícias

Feira das Profissões da UFMA reúne professores, graduandos e secundaristas em evento que garante contato com diversos cursos de graduação

publicado: 21/09/2023 13h36, última modificação: 21/09/2023 13h36
6c308340-ff6d-4805-93be-116f342e0f9b.jpeg

 

“Nesses três dias, queremos que os estudantes possam conhecer mais; queremos ajudá-los, principalmente, a expandirem suas perspectivas, fazendo com que eles sejam capazes de tomarem decisões seguras para construírem suas vidas e carreiras profissionais”. O evento ao qual o diretor do Centro Pedagógico Paulo Freire, José Carlos, se refere é a Feira das Profissões. De periodicidade anual, a iniciativa foi realizada no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) entre os dias 19 a 21 de setembro, e reuniu, além de atrações culturais programáticas, diversos alunos secundaristas de escolas públicas e privadas.

Segundo o diretor, a Universidade compreende que o período pelo qual esses jovens estão passando é decisivo e exige muito estudo e comprometimento, mas que somente isso não é o bastante, já que a escolha do curso de graduação desempenha papel fundamental nesse contexto. “Antes de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o aluno precisa conhecer um pouco sobre cada área do conhecimento. Às vezes, uma conversa com um monitor ou um profissional da área pode abrir caminhos e possibilitar escolhas que talvez nem mesmo esses jovens tivessem cogitado”, afirmou José Carlos.

Ao todo, 53 estandes de Cursos foram dispostos ao longo do circuito, dentre eles: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT); Engenharia de Transportes; Engenharia Aeroespacial; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia Mecânica; Engenharia Elétrica; Engenharia Química; Ciência da Computação; Design; Física; Matemática; Química; Química Industrial; Direito; Serviço Social; Comunicação Social; Turismo; Hotelaria; Pedagogia; Ciências Imobiliárias; Ciências Econômicas; Biblioteconomia; Administração; Ciências Sociais; Ciências Contábeis; Educação Física; Ciências Biológicas; Enfermagem; Farmácia; Medicina; Nutrição; Oceanografia; Odontologia; Arqueologia; Estudos Africanos e afro-brasileiros; Teatro; Psicologia; Música; Letras; Letras-Libras; História; Geografia; Filosofia; Artes Visuais; Hospital Universitário (HU-UFMA); Núcleo de Avaliação de Empreendedorismo (Nave); Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Júnior); Colégio Universitário (Colun); Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema); e Escola de Governo do Maranhão (Egma).

Em um dos estandes, estava a discente do terceiro período do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, Sabrina Oliveira, na ocasião trabalhando como monitora, junto a outros alunos e especialistas da área. “É a segunda vez que participo da monitoria da Feira das Profissões. Particularmente, enxergo como algo essencial para os estudantes do ensino médio que entram no Centro, conhecem os Cursos e entendem um pouco sobre o funcionamento do mercado de trabalho e das profissões que eles pretendem seguir. Acredito que quando conhecemos, de fato, a Universidade, passamos a pensar em um futuro que não se limita somente a daqui a 4 ou 5 anos. Essa é a ideia que queremos transmitir aos secundaristas, para que seja possível facilitar e esclarecer o caminho até essa tomada de decisão, principalmente me um momento como esse, em que o Enem está cada vez mais próximo”, disse.

Sabrina Oliveira ainda conta um pouco sobre a sua experiência pessoal enquanto vestibulanda. “Na verdade, eu, infelizmente, nunca cheguei a vir a uma Feira das Profissões do ensino médio. Tenho certeza que essa experiência poderia ter esclarecido muito o meu caminho, porque eu sou uma pessoa que já está no terceiro curso de graduação e agora que eu estou me encontrando, muitos anos depois de ter me formado no ensino médio. Se eu tivesse conversado com alunos desse jeito, teria sido uma coisa muito mais esclarecedora, teria sido muito mais fácil tomar a minha decisão, porque eu cheguei ao Curso de Comunicação justamente conversando com pessoas que eu conheci durante a minha vida falando sobre a profissão, foi aí que eu comecei a entender que talvez esse pudesse ser um caminho que eu gostaria de tomar”, relatou.

Francinete Louzeiro, coordenadora do Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, Rádio e Tv, Jornalismo –, afirmou que o evento vem ganhando adesão significativa entre todos os públicos, o que demonstra o constante interesse dos estudantes em ingressarem em uma Universidade. “Essa é uma oportunidade única tanto para os nossos alunos de Comunicação Social – que podem enxergar a situação de outro ângulo, já que eles também já tiveram essa dúvida acerca de qual graduação seguir –, quanto para os secundaristas – que, com o nosso estande, podem interagir e sentir a experiência da UFMA”, sinalizou.

Da escola Raio de Sol, o professor de filosofia, Danilo Feitosa, esteve presente no evento na ocasião de levar seus alunos para conhecerem um pouco mais sobre as diversas graduações que existem na Universidade. Graduado em História e Filosofia, ele destacou a importância dos seus docentes para a sua construção enquanto pessoa e profissional. “Meus professores me influenciaram a seguir a carreira que eu queria. Hoje, sou professor porque acredito na educação e no seu potencial de mudar a vida das pessoas, assim como todo o mundo. Trazê-los aqui é um incentivo para que eles sanem suas dúvidas e possam escolher, sem medo, o caminho que querem trilhar”, contou.

Aluna de Danilo, a estudante Emilly Bacalhau (18), comenta: “A Feira das Profissões está sendo muito importante para mim, pois ainda estou com algumas dúvidas entre quais cursos eu seguirei. Uma graduação é um passo muito importante que levamos para o resto das nossas vidas, então, em meio a indecisões, a escola trabalhou em prol desse incentivo para tentar nos orientar, de alguma forma. Sobre o meu curso... penso em cursar biomedicina e me especializar em estética avançada, pois me identifico muito com a área da estética e mundo da beleza”, finalizou Emilly.

Álbum de fotos - acesse aqui

Saiba Mais

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) possui, ao todo, 94 cursos de graduação distribuídos em 9 Campi universitários, localizados em Bacanal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís. Abarcando diversas áreas do conhecimento, a Instituição abarca Ciências Sociais e Aplicadas; Ciências Humanas, Letras e Artes; Ciências Exatas, Tecnologia e Engenharias; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Agrárias e Ambientais; Ciências Naturais; e Educação do Campo.

Por: Júlio César

Fotos: Gabriel Jansen

Produção: Sarah Dantas

 

registrado em: