Notícias
Feira das Profissões abre com estudantes ávidos para conhecer cursos da UFMA
"Eu estava com dúvida entre o curso de Biblioteconomia e Direito, e com a realização da feira, pude decidir qual curso seguir”. Essa certeza agora está na mente e no coração da estudante Bianca Gorveia, 17 anos, da escola Centro Educa Mais Estado do Espírito Santo, no município de Vitória do Mearim, a 180 Km da capital, que veio participar da Feira das Profissões, que teve início nesta terça-feira, 20, no Centro de Convenções da UFMA.
Pela primeira vez participando da Feira, Bianca lembra que desde pequena sempre quis estudar Direito. O interesse pelo curso de Biblioteconomia é mais recente, coisa de dois ou três anos, movido por uma atração pela leitura. “Hoje vou tirar a minha dúvida na Feira das Profissões. Quando visitei o stand de Biblioteconomia, gostei muito das explicações sobre a área, mas, o curso de Direito ganhou o meu coração”, afirmou.
A Feira das Profissões, que vai até o dia 22, tem por objetivo orientar estudantes do ensino médio e aqueles que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para tentar uma vaga na Universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), único método para ingresso na UFMA, a decidir qual curso seguir e que profissionais desejam ser.
Os 50 stands instalados no Centro de Convenções da UFMA, estão divididos por áreas de conhecimento. Logo que o visitante entrar no Centro de Convenções da UFMA, o primeiro espaço observado é o do curso de Comunicação Social, seguindo no corredor da direito, estarão os cursos da área das ciências e exatas e sociais, já no corredor da esquerda, os da área de humanas e saúde, além de poder conhecer, também, os stands do Hospital Universitário (HU-UFMA), do Núcleo de Avaliação de Empreendedorismo (NAVE), das Atléticas e da Pró-reitoria de Ensino.
Mauro Júnior, estudante da escola Marista, em São Luís, diz já ter participado de outras feiras, realizada por seu colégio, com o objetivo de conhecer as profissões, mas, a da UFMA, dá um conhecimento mais amplo de qual carreira seguir. “Avalio a realização dessa Feira de maneira bastante positiva, até porque acredito que o importante é ter esse conhecimento prévio para descobrir o que queremos fazer no futuro. Esse evento é tão importante para quem ainda não se decidiu, qual área seguir, quanto para quem já escolheu o que fazer e que pode conhecer amplamente o curso escolhido”, enfatizou, adiantando que, assim como a Bianca, também pretende estudar Direito.
Ele frisou ainda que sua decisão em visitar os stands da UFMA foi para conhecer mais do curso que optou por estudar. “Eu já tinha vindo à Universidade em outras ocasiões, acho muito bom vir à UFMA, é até inspirador, e hoje, mais que especial. Vim para conversar com pessoas que são da área, que são estudantes do curso, e ter uma visão mais ampla do curso”, disse Mauro.
Assim como todo jovem que, desde pequeno pensa em ser muitas coisas quando crescer, com Mauro não foi diferente, desde o ensino fundamental e médio, ele já quis fazer muitos cursos, como Engenharia Elétrica e Medicina, por exemplo. “Com o passar do tempo, fui vendo, analisando, e com o suporte da Feira das Profissões, acabei decidindo seguir por essa área do conhecimento”, afirmou.
Após dois anos ocorrendo somente on-line, devido à pandemia de covid-19, a UFMA volta a realizar, presencialmente, a Feira das Profissões, que está aberta à comunidade ludovicense e às escolas públicas ou privadas. Esta edição, trouxe uma novidade: um tour pela Cidade Universitária para conhecer a extensão e sua estrutura arquitetônica que compõe os cem hectares existentes.
A pró-reitora de ensino, Isabel Ibarra, destacou que a feira está de volta à presencialidade e que esse é um momento de grande satisfação e de muita felicidade para todos. Segundo ela, são mais de 120 escolas inscritas que devem passar pelo espaço, recebendo uma média de 13 mil participantes, até o dia 22. “É um envolvimento muito grande entre a comunidade acadêmica da UFMA, que está recebendo os estudantes da Educação Básica. Por conta da pandemia, durante dois anos, realizamos a Feira em formato virtual. Agora, com o retorno 100% presencial, as novidades são muitas como as atrações culturais, apoiadas pela Secretaria de Cultura, um tour pela Cidade Universitária Dom Delgado, organizado pelo curso de Turismo, e a realização de algumas atividades científicas e experimentais, no Espaço da Ciência e do Firmamento”, detalhou a pró-reitor de ensino da UFMA, professora Isabel Ibarra.
Para receber os expositores e visitantes, neste primeiro dia de atividade, na abertura da Feira das Profissões 2022, o Boi Novilho Branco, sotaque de orquestra, se apresentou, mostrando a valorização da cultura maranhense. Após a apresentação do grupo, o reitor Natalino Salgado deu às boas-vindas à comunidade acadêmica e aos visitantes, destacando que a UFMA está em festa, haja vista que virou um centro de discussão do saber, da educação e da cultura.
“Hoje, a Universidade está um brilho, contagiante. Estamos aqui em um espaço cultural, que é o Centro de Convenções, preenchido de stands quem contam com o apoio dos professores e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento da UFMA, prontos para receber os estudantes do Ensino Básico, dos mais diversos colégios do Maranhão, público ou privado, que visitam a Feira no desejo de obter informações sobre os cursos de graduação da Universidade. Esse é um momento para despertar nos jovens qual a profissão que vão seguir no futuro, porque essa escolha faz parte de um sonho, às vezes influenciado em várias circunstâncias. Aqui, terão a oportunidade de conversar com os estudantes da UFMA, com nossos docentes, então, esse é um momento muito significativo”, finalizou o reitor.
A Feira das Profissões 2022, realizada pela Pró-reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão, conta com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura (Secma), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Secretaria de Educação (Seduc), da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (Fsadu), e do Laboratório Ilha da Ciência da UFMA.
Por: Sansão Hortegal
Fotos: Sansão Hortegal