Feira das profissões 2023 é aberta com grande participação de estudantes

publicado: 20/09/2023 07h25, última modificação: 20/09/2023 07h28
Programação vai até dia 21 de setembro, no Centro de Convenções da UFMA
6e0d06bf-173a-496d-a81d-ac87821ff195.jpeg

"Nesse momento, [a Feira das profissões] está representando um leque de oportunidades porque conhecer os cursos está fazendo minha cabeça se abrir para outras áreas, que eu não pensei que poderia possibilitar um dia entrar. Então está sendo um leque de oportunidades!”. A reflexão da estudante Raica Juliane é um reflexo do objetivo da Feira das profissões 2023, que foi aberta hoje, 19, no Centro de Convenções da UFMA em São Luís.

Com programação até o próximo dia 21, a Feira das profissões tem o objetivo de orientar estudantes do ensino médio e aqueles que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a decidir qual curso seguir e que profissionais desejam ser.

O reitor Natalino Salgado abriu a solenidade de abertura da Feira das profissões, dando boas-vindas a alunos e professores que já visitavam os estandes. “Quero saudar esses jovens alunos do ensino médio, de escolas públicas e privadas, acompanhados de seus professores e pais, que vieram aqui com a perspectiva de buscar seu sonho porque sabem que logo, logo vão ter que submeter ao Enem, que é o passaporte para o futuro”.

Durante os 3 dias, são esperados cerca de 15 mil estudantes, que poderão conhecer os mais de 50 cursos em exposição, além de saber mais sobre a inserção profissional no mercado de trabalho; ver atividades culturais e fazer um tour com visita in loco pelo câmpus universitário.

Segundo o pró-reitor de ensino, Romildo Sampaio, o evento, que já faz parte do calendário anual da universidade, é importante tanto para a universidade quanto para a sociedade. “Acredito que seja um evento extremamente importante, nos dois sentidos: tanto para a universidade quanto para a sociedade. É uma oportunidade da universidade abrir suas portas para a sociedade e mostrar aquilo que tem de melhor através de seus cursos, equipamentos, do seu pessoal docente, do seus estudantes. Para a sociedade, principalmente para os alunos das escolas públicas e privadas, é uma oportunidade única de conhecer a universidade, conhecer as carreiras que ela oferece, de ter uma orientação vocacional e, de certa forma, melhor poder escolher aquilo que gostaria de fazer.”, observou o pró-reitor de ensino.

Professora Cassiana, do Instituto Educacional Sagres, a feira representa um marco na vida dos estudantes. “A Feira das profissões é um momento crucial na vida dos alunos. Porque aqui eles podem conhecer os diversos cursos, ter uma orientação em relação a vida acadêmica que eles irão ter. Ajuda para eles conhecerem e terem uma escolha mais assertiva para o futuro.”, pontua a professora.

Docente do curso de Engenharia de Transportes, um dos cursos mais novos da universidade, Alana de Moura, também destacou a importância do evento. “Eu acredito que os alunos do ensino médio estão em uma dúvida constante, com as pessoas sempre perguntando que irão fazer e se perguntando o que o curso faz. Porque você, as vezes, escuta o nome Engenharia de Transportes, por exemplo, e você não imagina o que faz o engenheiro de transportes. Então, a feira consegue apresentar aos estudantes o que eles vão estudar, a importância e a aplicação do que eles estão vendo hoje no ensino básico, que eles vão poder aplicar mais na frente.”, esclareceu a professora.

Os 53 estandes instalados no Centro de Convenções da UFMA estão divididos por áreas de conhecimento. Além dos cursos, os estudantes também poderão visitar os estandes do Hospital Universitário (HU-UFMA), do Núcleo de Avaliação de Empreendedorismo (NAVE), da Ageufma, Colégio Universitário (Colun-Ufma) e de parceiros como o Iema e Escola de Governo.

Oportunidades, novos caminhos e escolhas consolidadas foram as sensações compartilhadas por centenas de estudantes que participaram deste primeiro dia. “Além de poder conhecer outras áreas, eu pude conhecer a área que eu queria desde pequena. Então, eu abrir os olhos para outras coisas e me perguntar: será que eu ainda quero o que eu achava que eu queria? Foi muito bom.”, concluiu a estudante Maria Fernanda.

Confira a programação completa aqui.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade