Estão abertas as inscrições para o VIII Ciclo de Debates Inclusivos do Câmpus de São Luís

publicado: 19/07/2022 11h42, última modificação: 19/07/2022 11h42
15afa727-d60d-4e42-962a-1857d1310463.jpeg

Com o objetivo de fortalecer e proporcionar momentos de debates e aprendizagens em relação à deficiência intelectual no cenário da educação superior, ocorrerá, no dia 27, a partir das 15h, o VIII Ciclo de Debates Inclusivos, com o tema “Inclusão de Estudantes com Deficiência Intelectual na Educação Superior”. O evento é organizado pela Diretoria de Acessibilidade (Daces) da Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão e será realizado de forma virtual, com transmissão no canal da Daces, no Youtube.

As inscrições estão abertas, gratuitamente, até o dia 27, no site do Sistema Integrado de Gestão de Eventos Institucionais. Os debates serão mediados pelo auxiliar em administração da Daces, Thiago Cardoso Meneses, e palestrados pelas professoras da UFMA Kaciana Nascimento da Silveira Rosa e Hilce de Castro Aguiar, e pelo médico psiquiatra Eric de Medeiros Costa.

Para a diretora da Daces, Maria Nilza Oliveira, a substancialidade do evento consiste na instrumentalização de professores, estudantes e técnicos no tratamento acessível e inclusivo. “O Ciclo de Debates é designado a fomentar práticas que se fundamentam nos direitos humanos, no que diz respeito à diversidade, à discussão das diferenças e à participação de todas as pessoas no campo da educação”, alegou.

A UFMA sempre busca a atualização de ações afirmativas que visam à inclusão da pessoa com deficiência, por meio da Daces, que tem por função acolher e prestar serviços de apoio aos discentes, promovendo a adaptação de materiais e profissionais especializados em Braille, Libras, Assistência Social, empréstimo de tecnologia assistiva entre outras demandas que variam de acordo com cada necessidade identificada.

Saiba +

A Diretoria de Acessibilidade tem por objetivo propor, orientar, encaminhar, avaliar e acompanhar as demandas e providências concernentes ao processo de inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidade ou superdotação, que envolve acesso, permanência e conclusão dos cursos na UFMA, disponibilizando recursos, equipamentos e serviços técnicos especializados.

Veja mais sobre os serviços no site da Daces

Por: Lucas Araújo

Produção: Bruna Castro