Notícias
Estão abertas as inscrições para o Colégio Universitário da UFMA (Colun)
O Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (Colun/UFMA) abriu inscrições para o processo seletivo de ingresso. As vagas oferecidas no seletivo são referentes ao ano letivo de 2024 e estão distribuídas proporcionalmente nas categorias ampla concorrência e escola pública.
Estão sendo ofertadas 128 vagas, entre turmas do 5º ano do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio Regular; 1º ano do Curso Técnico de nível Médio Integrado em Meio Ambiente; Curso Técnico de nível Médio Integrado em Administração e Curso Técnico em Enfermagem na modalidade subsequente.
As inscrições estão sendo realizadas somente via Internet, no endereço eletrônico, no período de 11 de setembro a 10 de outubro de 2023. O candidato deverá possuir o CPF (documento oficial) e também preencher todos os requisitos exigidos no edital Colun Nº02/2023 no inciso 2.9. O valor da taxa de inscrição é de R$60,00, sendo possível solicitar a isenção conforme as datas estabelecidas no edital.
As provas para o processo seletivo, que serão aplicadas em uma única fase, acontecerão no dia 29 de Outubro e contará com questões objetivas e discursivas para o 5º ano do Ensino Fundamental; questões objetivas para o Ensino Médio Regular, Técnico de nível Médio Integrado em Meio Ambiente e Administração (1º ano) e questões objetivas para o Curso Técnico em Enfermagem, na modalidade subsequente.
As turmas do ensino fundamental funcionarão no turno matutino e a turma do ensino médio regular funcionarão no turno vespertino. Já os cursos técnicos de nível médio integrado e de enfermagem na modalidade subsequente irão funcionar no período diurno, sendo que a turma de enfermagem só iniciará a partir do 2° semestre de 2024.
Para Fernanda Rodrigues, coordenadora do ensino fundamental e presidente da comissão de seletivos e concursos, o processo seletivo tem grande importância para os alunos, pois grande parte confia no processo. “Trabalhamos com os princípios de reconhecimento, respeito e valorização das diversidades no esforço de se constituir enquanto escola, de fato, inclusiva. Isso colabora para que nossos alunos se diferenciem e tenham uma trajetória educacional de sucesso”, afirma.
Por: Pedro Henrique
Produção: Bruna Castro