Equipes do Colun disputarão medalhas na Olimpíada Nacional em História do Brasil

publicado: 03/07/2024 16h59, última modificação: 03/07/2024 16h59
Esta é a sexta final do Colun na ONHB
6fb92752-e43c-4075-a916-f2b8a95c229a.jpeg

A grande final da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) ocorre nos dias 24 e 25 de agosto, em Campinas, com 340 equipes de todo o país disputando medalhas. Das três equipes maranhenses que chegaram até a final, duas são do Colégio Universitário (Colun) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “Trio mais que perfeito” e “Triunvirato Cordiale” vão representar o Colun em sua sexta participação na final da olimpíada.

Nesta 16ª edição da ONHB, o Colun contou com 37 equipes participantes, que envolveu 111 estudantes, 5 professores e mais de 30 graduandos do curso de história matriculados na disciplina “Ensinar e Aprender História”. Até serem classificados para a etapa final, os alunos passaram por seis fases on-line, tendo duração de uma semana cada uma. As provas contaram com questões de múltipla escolha e a realização de tarefas.

Integrante da equipe “Trio mais que perfeito”, Ricardo Felipe de Sousa, do 8° ano, compartilhou a alegria da conquista. “Me sinto feliz e muito grato, pelo meu orientador e por todos os envolvidos que nos motivaram a continuar”, compartilhou Ricardo.

Elayne Karolyne Dos Santos Araújo, do 1° ano do ensino médio e integrante da equipe “Triunvirato Cordiale”, compartilha os sentimentos de gratidão e felicidade por ter conseguido esse feito. “Com toda sinceridade, digo que essa conquista é pura emoção! Ao longo de várias semanas de desafios, finalmente, chegamos a este momento tão especial. A gratidão e a felicidade transbordam em meu coração, representando a recompensa por todo o esforço e dedicação investidos nessa jornada. Que este espírito de realização nos inspire a alcançar a tão esperada medalha na final”, expressou a aluna.

Com o objetivo de estimular o estudo, despertar talentos e aptidões e, fundamentalmente, envolver os participantes em atividades de desafio construtivo, a Olimpíada Nacional em História do Brasil tem potencializado a aprendizagem em História e permitido a descoberta de novas formar de construir o conhecimento. Esse objetivo tem se aplicado à vida escolar de Ricardo. “A olimpíada proporcionou uma nova experiência, que trouxe mais conhecimentos sobre determinados assuntos”, pontuou o estudante.

A ONBH também impactou a vida acadêmica de Elayne. “A experiência com a ONHB certamente melhorou minhas habilidades de pesquisa, além de fortalecer minha confiança acadêmica. Esses ganhos auxiliarão no meu constante desenvolvimento como estudante e me incentivarão a sempre buscar por novos desafios e oportunidades”, acredita Elayne.

Para o professor de História do Colun Inácio Araújo, esse resultado é uma alegria e muito satisfatório. “Neste momento histórico de negacionismos, é uma alegria ver tantos estudantes envolvidos com a disciplina de História. Foram mais de cem alunos participando ativamente graças à parceria dos professores da escola e à colaboração dos graduandos do curso de História por meio da disciplina eletiva oferecida pela professora Marize Campos, culminando com a classificação de duas equipes para a última etapa. Nossa expectativa agora é coroar este ano com uma medalha, mas, ainda que ela não venha, já estamos muito satisfeitos com o resultado”, celebrou o professor.

A ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

A 16ª edição  da ONHB teve início no dia 13 de maio, e, durante o processo, os inscritos participam de seis fases on-line com duração de uma semana cada uma.

Por: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante