Notícias

Equipe do Colun conquista primeiro lugar no FrancEcoLab 2024

publicado: 05/11/2024 18h50, última modificação: 05/11/2024 18h50
66328a24-5c50-4c8b-b95d-1a875a4f9df5.jpeg

 

Alice Aires Aguiar, Luís Guilherme Rodrigues, Raquel da Costa, Layna Melissa Reis Machado, Luciano Silveira e Davi Ribeiro, alunos do 8º ano do Colégio Universitário (Colun) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e integrantes da equipe "Les Tchatcheurs Écolos", conquistaram o primeiro lugar no FrancEcolab Brasil 2024, na categoria Ensino Fundamental 2. Os estudantes apresentaram slams – uma espécie de poesia falada – que impressionaram os membros do júri.

O FrancEcoLab, concurso de promovido pela Embaixada da França, é um programa educativo plurilíngue e pluridisciplinar que visa transformar os alunos em eco-cidadãos, compõe-se de formações para estudantes e professores sobre os temas de ecologia e desenvolvimento sustentável com cientistas e especialistas em educação ambiental. Nessa quarta edição, o programa teve como tema “Viver em harmonia com as florestas para um futuro melhor”.

No Colun, o projeto interdisciplinar foi uma colaboração dos professores de Ciências, José Ângelo Mendonça e Maria do Socorro Amorim, além do professor de Teatro, Jorge Milton, e a assistente de francês Anouk Mulard, sob a coordenação das professoras Conceição Araújo e Maria Teresa Rabelo.

A convite da Embaixada, a aluna Alice Aires Aguiar, representante da da "Les Tchatcheurs Écolos", e a professora Conceição Araújo estiveram em São Paulo para participar de atividades pedagógicas e receber o prêmio.

Segundo Conceição Araújo, o concurso gera um impacto significativo na formação dos alunos, convertidos em cidadãos conscientes, responsáveis e críticos de sua condição de habitantes de um planeta em crise, em conjunto com o interesse pelo idioma francês e a linguística da cidadania global. “Eu creio que um projeto como o FrancEcoLab é um impacto muito positivo. Um impacto positivo no sentido de transdisciplinar, interdisciplinar com que os alunos se envolvem e aprendem a trabalhar em equipe. Aprendem a língua francesa, trabalhando ciências, trabalhando teatro. E tem outro impacto positivo: ele se torna um cidadão mais consciente do seu papel no mundo”, pontuou a professora.

Alice, que esteve em São Paulo para receber o prêmio, expressou orgulho por representar o Colun e a sua equipe. “A experiência foi incrível e muito gratificante, representar o Colun e os meus amigos em São Paulo e receber o prêmio foi um momento de orgulho. Participar das atividades de educação ambiental me fez perceber a importância do trabalho que desenvolvemos”, declarou a estudante.

Também integrando a "Les Tchatcheurs Écolos", Luís Guilherme Rodrigues descreve a experiência de participar do FrancEcoLab: “Foi uma experiência única, desde o trabalho em equipe até o nervosismo nas etapas, e me ensinou muito sobre persistência e trabalho duro, afinal, esse já é o terceiro ano da nossa escola participando desse concurso (por mais que eu só tenha me juntado ao grupo Les Tchautcheurs neste ano). Além disso, estar envolvido em algo que tanto foi divertido e que alavanca a reputação do COLUN é incrível”.

Para além da alegria da conquista, Luís Guilherme também destaca a importância do concurso: “Fiquei muito feliz com a colocação, foi uma baita conquista. Acho que essa premiação é importante demais para todo o colégio, porque além de nos desafiar, nos ajudou a conectar mais com a língua francesa e com a causa ecológica no Brasil”.

Esta é a terceira participação do Colun no concurso. Em 2023, a escola conquistou o segundo lugar, na categoria Ensino Fundamental 2, com o projeto “A importância do peixe boi nos manguezais do Maranhão”.

Slam vencedor

Até quando?

Até quando o homem com as suas próprias mãos a natureza vai acabando, pois as nossas florestas são a nossa maior riqueza, que tristeza vê-las desaparecer, mas você pode algo fazer, pois as nossas florestas pertencem a você. Pois tem tantas árvores queimadas, tantos animais sofrendo por causa do homem, a natureza está se perdendo. O que está acontecendo? Os rios estão secando e os peixes estão morrendo. O que está acontecendo? O lixo está sobre os rios correndo. E o que você está fazendo? E o que eu estou fazendo? Mas você ainda pode algo fazer. Pois a natureza conta com você!

O amanhã é agora! Sem floresta não há vida.

Autoras: Edilma Reis Diniz Pereira e Alice Aires Aguiar.

FrancEcoLab

Lançado em 2021, o FrancEcoLab é um projeto pedagógico idealizado pela Embaixada da França, para sensibilizar jovens à preservação do meio-ambiente. Reunindo mais de 1.000 estudantes, de 7 a 18 anos, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, de 45 escolas públicas e privadas de todo o Brasil, este programa tem como missão inserir a educação ambiental nas escolas brasileiras, que oferecem ensino da língua francesa, principalmente na rede pública.

Os alunos das escolas participantes participaram de oficinas, palestras e concursos com cientistas e especialistas em educação ambiental, ao longo do ano. Ao final, os estudantes participaram do concurso FrancEcoLab, que oferece premiação às escolas premiadas.

Por: Ingrid Trindade

Fotos: Vincent Bosson

Divulgação: Paulo Miranda

registrado em: