Enade 2023 avaliará 839 alunos concluintes da UFMA, neste domingo

publicado: 23/11/2023 21h42, última modificação: 23/11/2023 21h49
O estudante concluinte inscrito deve responder ao “Questionário do Estudante”, disponível no Sistema Enade, até sábado, 25 de novembro
ba8cf5c6-efb8-4d76-bd8d-7c8b0c954b64.png

Nesse próximo domingo, 26 de novembro, 839 alunos concluintes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fecharão às 13h, e as provas serão realizadas das 13h30 às 17h30. Além da prova, o estudante concluinte inscrito deve responder ao “Questionário do Estudante”, disponível no Sistema Enade até o sábado, 25 de novembro.

Em 2023, o Enade avaliará os estudantes concluintes de cursos das áreas do conhecimento vinculadas ao ano I, que incluem os cursos de bacharelado das áreas Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins, Engenharias e Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança. No âmbito da UFMA, serão avaliados 21 cursos de bacharelado, na modalidade presencial, vinculados aos câmpus de Balsas, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro e São Luís.

Em Balsas, os cursos avaliados serão as Engenharias Ambiental, Civil e Elétrica. No Câmpus de Chapadinhas, farão a prova os concluintes dos cursos de Agronomia e Zootecnia. Já em Imperatriz, serão avaliados os cursos de Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Medicina. No Câmpus de Pinheiro, passarão pela avaliação os cursos de Enfermagem e Medicina. São Luís terá o maior número de cursos avaliados sendo Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia e as Engenharias, Ambiental e Sanitária, Civil, Computação, Elétrica, Mecânica e Química.

Os locais de prova serão: em Balsas, Universidade Estadual do Maranhão – Uema; em Chapadinha, Cein Raimundo Araújo; em Imperatriz, Faculdade Anhanguera de Imperatriz; em Pinheiro, Unidade Integrada Presidente Médici; em São Luís, Universidade Ceuma (Uniceuma - Renascença) e Faculdade Estácio São Luís

O Enade

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Por: Ingrid Trindade