Emoções marcam a noite dessa quinta-feira, 14, na formação de estudantes do Colégio Universitário

publicado: 18/12/2023 07h36, última modificação: 18/12/2023 07h36
5b2aa2ee-2c7a-4d9d-b1a3-31a39c6969d1.jpeg

A formação no ensino médio é uma conquista alcançada por alunas e alunos das mais diversas origens e donos das mais tocantes histórias. Essa realização é fruto da resiliência, do esforço e da dedicação conservados ao longo desses três anos que, afinal, passam em um instante, mas são lembrados durante a vida toda.

Ontem, dia 14 de dezembro, mais lembranças foram criadas na solenidade de formatura dos estudantes secundaristas do Colégio Universitário (Colun), que há anos proporciona educação básica e profissional de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento de profissionais e cidadãos exemplares. A cerimônia contou com 47 formandos.

Uma dessas histórias tocantes foi contada pela formanda Sylvia Karolyne Cruz Silva, representante dos formandos de 2023:

“Tudo começou em 2015. Muitos de nós, bem novos, fomos destinados a participar do processo seletivo de uma das mais sonhadas e almejadas escolas de São Luís, o Colégio Universitário. A mais temida prova havia chegado e, com ela, a apreensão de centenas de crianças em busca do melhor resultado, a lista de selecionados. O primeiro contato com a escola aconteceu e, junto com ele, a matrícula. Ela concretizava um novo caminho que estaria prestes a começar. O primeiro dia de aula e suas impressões foram marcadas por palavras de boas-vindas da comunidade acadêmica e, posteriormente, com adaptação a um tipo novo de educação, que prezava pelo ensino, pesquisa e extensão. Semestres e semestres chegavam e partiam, com eles a missão de obter bons rendimentos para um futuro que precisava ser construído, além de proporcionar orgulho a nós mesmos pela superação dos desafios, e aos que torciam pelo sucesso da nossa graduação”, relembrou Karolyne.

Antes da cerimônia, houve culto ecumênico, com representantes das igrejas evangélica e católica, além de representante das religiões de matriz africana. Ao todo, a formatura abrangeu as turmas do 3º ano A – apadrinhados por Danielle Gomes Mendes e José Angelo Cordeiro Mendonça –; 3º ano B – apadrinhados por Maria do Socorro do Nascimento Amorim e Thiago Augusto dos Santos – 3º ano C – apadrinhados por Licia Santos Buhaten Gemaque e José Alberto Pestana Chaves –; e 3º ano D – apadrinhados por Ana Carloina Pires Miranda e Ulisses Denache Vieira Souza.

O evento, realizado no próprio Colun, contou com a presença do vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Leonardo Soares; do pró-reitor de ensino, Romildo Sampaio; do diretor geral do Colégio Universitário, Paulo Sérgio; da coordenadora do ensino médio, Ludmila Portela; do coordenador da educação profissional, Jaldyr de Jesus; dos formandos; amigos e familiares.

O momento foi definido pelo professor Leonardo Soares como uma linda festa, em que diversos alunos da modalidade integral puderam dar um passo adiante em direção à realização dos seus sonhos. “A dedicação dos alunos foi primordial, mas tudo isso também só foi possível graças à importante contribuição do Colun que, desde os anos 1960, vem construindo a história da educação dentro do Estado do Maranhão”, afirmou o vice-reitor.

Na perspectiva do pró-reitor de ensino, Romildo Sampaio, o evento de ontem é a abertura de portas que dará continuidade a essa caminhada. “Esperamos, ansiosamente, que, ao terminarem o ensino médio, os estudantes possam ocupar as carteiras dos nossos Cursos de Graduação. É um momento importante em que a Universidade demonstra sua qualidade nesses diferentes níveis de ensino”, explicou Sampaio.

Paulo Sérgio, diretor do Colun, destacou que o encerramento dessa etapa da vida dos estudantes possibilita que todos alcancem novas e mais grandiosas conquistas. “Acreditamos que os nossos alunos saiam daqui com uma formação humana, uma formação que lhes possibilite enfrentar a vida com equilíbrio, com sabedoria e também enfrentar as faculdades da vida, que eles saberão galgar”, disse.

O aluno Silas Emanuel destaca a formatura como um marco muito gratificante para os seus estudos. “Esperei muito por este momento. Poder chegar aqui, com a turma com a qual estou desde o quinto ano, é uma alegria muito grande”, explicou.

Com uma fala inspiradora, o professor e orador representante dos docentes do Colun, Ulisses Denache, refletiu sobre suas impressões no que diz respeito à educação, ao papel do educador e às alegrias encontradas no meio do caminho.

“Eu acredito no sorriso, eu acredito no ensinar com alegria, eu acredito que mais importante, ou talvez tão importante quanto o conteúdo, é a cortesia, a boa educação, um boa tarde bem-dado, o perguntar como você está, o que você deseja da vida, quais são os seus sonhos. E assim foi nossa primeira aula deste ano. Todos sabíamos e sabemos que são muitos os desafios, mas quero dizer para vocês que a força está em cada um de nós. Alguns lembram que muitas vezes eu parei a aula para dizer ‘vocês têm a força da juventude’. Muitas vezes dediquei muitos preciosos minutos da aula para chamar a atenção dizendo para que vocês não desanimassem, mas quando eu dizia isso para vocês, eu também estava dizendo para mim”, contou Ulisses.

O Colégio Universitário oferece educação básica e educação profissional, proporcionando ao educando uma formação integral para o desenvolvimento e aprimoramento de suas capacidades, preparando-o para o trabalho e para o livre exercício da cidadania.

Por: Ingrid Trindade e Júlio César

Fotos: Karla Costa