Notícias

Emoção e entusiasmo marcam colação de grau no Câmpus de Chapadinha

publicado: 23/04/2025 07h36, última modificação: 23/04/2025 07h36
bf2f4f19-a2c9-463d-b415-f2931fd4d998.jpeg

 

A noite da última terça-feira, 15, foi marcada por alegria e reflexão no Centro de Ciências de Chapadinha (CCCh), onde ocorreu a cerimônia de colação de grau dos formandos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Zootecnia e Ciências Biológicas que completaram o curso no segundo semestre de 2024.

Para o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), "esse é um momento, talvez o mais importante da Universidade. É um momento em que a gente entrega os profissionais formados na nossa instituição para a sociedade. E eu tenho certeza de que esses profissionais estão saindo hoje preparados para serem admitidos, ou no mercado privado ou público, assim como também efetuar ações de empreendedorismo, criando suas próprias empresas".

O diretor do Centro de Ciências de Chapadinha, Marcos Bonfim, destacou o impacto desses novos profissionais no mercado. "Posso afirmar para vocês que a formação que a gente está dando para os alunos aqui é muito sólida, e eles têm sido bem aceitos no mercado, de forma que a gente não tem percebido alunos que não tenham sido inserido prontamente após terminar o curso", salientou Marcos.

Ao todo, 39 estudantes celebraram a conclusão de um ciclo acadêmico com entusiasmo e repleto de histórias individuais de superação.

Entre os formandos, destaca-se José Francisco de Souza Caldas, de 45 anos, natural de Brejo-MA. Após ingressar no CCCh no segundo semestre de 2015, o estudante enfrentou desafios e trilhou uma jornada marcada por esforço e superação. José Caldas destacou o apoio oferecido pela UFMA, por meio de programas de assistência estudantil como fator essencial para sua permanência na Universidade.

"Foi uma caminhada árdua, mas muito gratificante. Uma das coisas mais importantes nesse período foi o apoio da UFMA por meio da bolsa estudantil. Isso me ajudou a continuar estudando. Hoje, sinto uma enorme alegria por estar concluindo essa etapa tão esperada", comentou José Francisco. Ele já traça planos, pretendendo atuar como professor na área de Ciências Biológicas, levando à sala de aula os aprendizados acumulados ao longo de sua jornada.

A estudante Rúbia Neumann Ervin, de 27 anos, é outro exemplo de força de vontade e determinação. Para ela, que concluiu o curso de Zootecnia, a colação representou um momento de grande emoção, especialmente por poder contar com a presença de sua família, que mora em Porto alegre. "Vendo agora tudo o que eu passei, percebo que não foi fácil. Sofri muito ficando longe da minha família durante esse tempo todo, mas consegui vencer, e hoje estou aqui", revelou.

Rúbia destacou ainda o impacto positivo de sua participação em um grupo de pesquisa, onde esteve envolvida por três anos, além das amizades construídas durante o curso. "Eu pude aprender muito sobre o meu curso, que está relacionado à produção animal, especialmente na área de nutrição de ruminantes", compartilhou. Agora, a recém-formada planeja ingressar no mercado de trabalho e atuar diretamente em sua área de formação.

Em seu discurso, o reitor Fernando Carvalho enfatizou o compromisso da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com o desenvolvimento sustentável do estado e do país, além de reforçar a importância da formação de excelência oferecida aos estudantes. “O nosso Centro de Ciências de Chapadinha representa a excelência desse projeto de universidade. Aqui consolidamos uma formação voltada para as áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Maranhão e do país. Os cursos de Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Agrícola e Zootecnia formam profissionais com saber técnico, mas também com sensibilidade ética e consciência ambiental”, destacou Carvalho.

O reitor também ressaltou que, mesmo após a conclusão da graduação, a UFMA continuará sendo um espaço de aprendizado e acolhimento para os alunos. "Lembrem-se sempre: a UFMA continua sendo a casa de vocês. As portas desta instituição estarão sempre abertas para o retorno, seja pela pós-graduação, na formação continuada, ou pela pesquisa, extensão e pelo desejo de ensinar ou aprender mais", finalizou.

Já o diretor do câmpus, Marcos Bonfim, destacou a importância do esforço coletivo na conquista dos formandos. Em sua fala, Bonfim enfatizou que a vitória dos alunos é também uma vitória compartilhada com familiares, amigos e todos aqueles que estiveram ao lado deles ao longo da jornada acadêmica, como técnicos administrativos, professores, coordenadores de curso, etc. “Essa conquista também pertence aos pais, mães, irmãos, avós, filhos, amigos e tantas outras pessoas que estiveram com vocês. É uma vitória construída em coletivo", afirmou o diretor, reforçando o papel fundamental do apoio recebido pelos estudantes.

Por: Ivandro Coelho e Ingrid Trindade

Fotos: Ingrid Trindade

Revisão: Jáder Cavalcante

Divulgação: Paulo Miranda

Ações do documento

registrado em: