Divisão de Integração Acadêmico Profissional firma convênio de estágio obrigatório com a SEMA

publicado: 05/05/2023 10h02, última modificação: 05/05/2023 10h02
Segundo a diretoria da Diap, vagas são destinadas para os cursos de graduação e pós-graduação da UFMA
ecfa3f20-2407-40da-9338-62379fc31ae5.jpeg

Rumo à formação profissional da comunidade acadêmica, a Divisão de Integração Acadêmico Profissional (Diap) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) firmou, no dia 14 de abril deste ano, um convênio de estágios obrigatórios para os cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão, junto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).

Para a diretora do Diap, Natália Ribeiro Mandarino, a celebração do convênio com a SEMA significa a ampliação de campos de estágio aos discentes em um órgão de atuação marcante no estado do Maranhão, liberando estágio no nível da graduação e pós-graduação, tanto na área ambiental, cursos como biologia, engenharia agrícola, oceanografia, e também nas atividades meio, áreas de direito, administração, comunicação social, entre outros.

"Os novos estágios serão ofertados para cursos das áreas ambiental e social, por meio de atividade-meio e atividade-fim", explicou a diretora da Diap. "Em outros termos, atividade-meio é aquela que não tem relação direta com o produto final, enquanto que a atividade-fim significa aquilo que a empresa produz e realiza, ou seja, a sua atividade principal que consta em seu contrato social", disse.

Ainda de acordo com a diretora, a primeira etapa dos estágios obrigatórios em atividade-fim da Sema serão destinados às pós-graduações e, posteriormente, ampliados para as graduações. A partir da segunda etapa serão ofertados estágios não obrigatórios, conforme o cumprimento legal, no que tange ao pagamento de bolsas e demais benefícios.

Em relação aos estágios obrigatórios em atividade-meio, os cursos já podem entrar em contato para a efetivação. Como não há um critério de seleção estabelecido, o processo ocorrerá via ampla divulgação, em que cumprirá todos os requisitos legais.

Ela também destacou que, atualmente, a Universidade tem mais de quinhentos convênios firmados com instituições maranhenses. “Em primeira instância, a conquista desse convênio com a Sema para a concessão de novos estágios significa, sobretudo, a ampliação desses campos de experiências profissionais aos discentes, em um órgão de atuação significativo no estado”, completou a docente Natália Ribeiro.

Por: Lucas Araújo

Produção: Alan Veras