Notícias

Discentes do curso de Biologia da UFMA realizam visita técnica à Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) em Pinheiro

publicado: 28/08/2024 11h54, última modificação: 28/08/2024 11h54
14485317-d70d-4607-856a-f7cbf2678bf9.jpeg

 

Discentes do curso de Ciências Naturais - Biologia do Centro de Ciências de Pinheiro (CCPi) da UFMA realizaram, na última quinta-feira, 22, uma visita técnica à estação de tratamento de água da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) de Pinheiro, como parte do Workshop de experimentação em biologia.

Os estudantes Marlon Corrêa Gonzaga, Jose Wanderson Almeida Ribeiro e Ludmilla Castro Pereira foram acompanhados do técnico de laboratório da UFMA Bruno Rafael de Lima Moraes e guiados pelo Gerente Regional e Engenheiro Mecânico, José Nilson Oliveira, pela Química Industrial Ely Rose Ferreira, e pela técnica química Roseane Rodrigues. Na visita, os discentes puderam observar todos os passos do processo de tratamento de água que a Companhia de Saneamento realiza. 

O técnico de laboratório Bruno Rafael de Lima Moraes destaca que observar cada etapa do processo de tratamento da água durante a visita foi fundamental para compreender de maneira clara e didática os procedimentos realizados e o funcionamento do trabalho da Caema. “Eles nos levaram para o laboratório, onde fizemos vários testes com a água, como os de turbidez e pH. Explicaram como ocorrem esses testes, de onde a água é captada e também forneceram informações sobre as instalações, incluindo que há estruturas novas no local. Depois fomos ver as etapas de tratamento da água, que começa com a aeração, para oxigenar a água. Nessa água se acrescentam produtos químicos para a sua limpeza como sulfatos e cal. Fomos ver outras etapas, como as de floculação e decantação. Também nos foram explicadas e mostradas as bombas que puxam a água do Rio Pericumã e que bombeiam para a distribuição da água no município, além de toda estrutura de canos super-resistentes à pressão exercida pelo fluxo de água constante. Por último, mas não menos importante, vimos que é colocado gás cloro para eliminação de microrganismos indesejáveis na água, evitando que a população sofra com doenças. Enfim, foram vistas todas as etapas de tratamento da água e podemos observar a diferença entre o antes e o depois. Ressaltamos, depois da visita, quão importante é o trabalho realizado por essa Companhia e seus colaboradores, ao oferecer uma água de qualidade para a população pinheirense”, reforça.  

A estudante do sexto período de Biologia Ludmilla Castro Pereira também salientou que observar os processos de tratamento e os equipamentos da Companhia de Saneamento foi importante para ter uma noção da dimensão do trabalho realizado na Companhia. 

"Antes da visita, eu não imaginava que o processo fosse tão complexo; pensava que era mais simples. Tive a oportunidade de vivenciar a complexidade dos processos envolvidos no saneamento básico. A experiência foi bastante enriquecedora, pois vi de perto como a água é captada dos rios, tratada em estações específicas e depois distribuída para a população. Um dos pontos que mais me chamou atenção foi o detalhamento das etapas de tratamento, que incluem desde a remoção de partículas maiores até a desinfecção final, garantindo que a água esteja livre de contaminantes. Além disso, a visita incluiu uma explicação sobre a gestão dos resíduos, o que me ajudou a entender a importância desses processos para a saúde pública e para a preservação ambiental. Aprendi sobre as tecnologias usadas para monitorar e controlar a qualidade da água e como essas tecnologias ajudam a evitar problemas de abastecimento e contaminação", afirma.

Marlon Corrêa Gonzaga, do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, descreve a experiência durante a visita como enriquecedora e uma importante dimensão do trabalho laboratorial dos profissionais da Companhia de Saneamento.

"A visita foi simplesmente muito produtiva, entramos com um pensamento, pois achávamos ser um processo simples, mas, quando vimos que tem um processo longo de limpeza da água que deve ser seguido de acordo com as diretrizes do local, foi surpreendente. E o que mais me chamou atenção foi a existência do laboratório que tem lá dentro onde fazem as análises várias vezes por dia da água por excelentes profissionais", afirma.

Por: Pedro Correa

Revisão: Jáder Cavalcante

Divulgação: Paulo Miranda

registrado em: