Notícias
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: UNA-SUS-UFMA ressalta a importância da qualificação profissional no cuidado inclusivo
No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quarta, 21, a UNA-SUS-UFMA ressalta a importância da educação inclusiva para oportunizar atenção integral que compreende as ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde das pessoas com deficiência.
Segundo o IBGE 2019, o Brasil tem 17,3 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja ela física, intelectual, auditiva, entre outras. Apesar disso, as políticas de inclusão no país ainda são um desafio no atendimento e cuidado à saúde, uma realidade que a UNA-SUS-UFMA coloca em perspectiva na busca de ofertas educacionais.
“As nossas capacitações estão centradas no atendimento na Atenção Básica, pois ela é considerada o primeiro nível de contato do usuário com o sistema de saúde. Por isso buscamos capacitar profissionais com foco na diminuição das barreiras de acesso às pessoas com deficiência e aos recursos ofertados por este nível de atenção, impactando diretamente a eficácia das intervenções dos profissionais de saúde”, destacou a coordenadora geral da UNA-SUS-UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira.
As ofertas educacionais são frutos da parceria entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA) e o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência e o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS-UFMA).
Atualmente, a UNA-SUS-UFMA oferta treze capacitações gratuitas, na modalidade a distância e com início imediato. O público-alvo são profissionais que atuam no SUS envolvidos no cuidado à pessoa com deficiência, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados na temática.
Ao concluir a capacitação, o estudante terá direito a um certificado gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA. As inscrições podem ser realizadas no site unasus.ufma.br.
Veja todas as oportunidades:
-
Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência; carga horária: 30h.
-
Atenção à Pessoa Amputada; carga horária: 30h.
-
Comunicação efetiva com a pessoa com deficiência auditiva e surda na Atenção Primária à Saúde; carga horária: 180h.
-
Atenção à Saúde na Reabilitação Visual; carga horária: 30h.
-
Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral; carga horária: 30h.
-
Atenção à Pessoa com Síndrome de Down; carga horária: 30h.
-
Atenção à Pessoa com Traumatismo Cranioencefálico (TCE); carga horária: 30h.
-
Atenção à Pessoa Idosa com Deficiência; carga horária: 60h.
-
Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo; carga horária: 30h.
-
Atenção à Saúde das Mulheres com Deficiência; carga horária:30h.
-
Atenção na Identificação Precoce de Deficiências em Crianças por meio de Triagem Auditiva e Ocular Neonatal; carga horária: 30h.
-
Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção; carga horária: 45h.
-
Reabilitação da Pessoa com Complicações pós-Acidente Vascular Encefálico; carga horária: 30h.
Por: DTED-UNA-SUS-UFMA
Revisão: Jáder Cavalcante