Notícias

Dia dos Professores: um olhar sobre a prática da docência

publicado: 15/10/2024 09h00, última modificação: 15/10/2024 09h00
9935af49-e4dd-4e95-802f-d5954b764a3b.jpeg

 

O Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro no Brasil desde 1963, é uma data que homenageia uma das profissões mais essenciais para a construção do futuro. O professor é o alicerce de uma sociedade educada, crítica e capaz de transformar realidades. Seu papel vai além da simples transmissão de conhecimento, abrangendo a formação ética, cultural e científica dos estudantes. 

A escolha do dia 15 de outubro como data comemorativa está relacionada à assinatura da lei que criou o ensino primário no Brasil, em 1827, por D. Pedro I. Desde então, a importância do professor só cresceu e hoje seu papel abrange não apenas a sala de aula, mas também a pesquisa científica e a formação de cidadãos conscientes. A homenagem a esses profissionais ultrapassa as fronteiras escolares, sendo uma celebração nacional que reconhece o valor da educação como base para o desenvolvimento. 

Muito Além da Sala de Aula 

Em uma universidade pública, como a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o trabalho do professor vai além da docência. Ele é, simultaneamente, pesquisador, cientista, formador de opinião e agente transformador da sociedade. A pesquisa e a extensão são pilares do ensino superior, e o professor universitário é o principal responsável por impulsionar esse processo.

Os docentes são responsáveis por orientar alunos de graduação e pós-graduação em suas jornadas acadêmicas, desenvolvendo pesquisas que não só contribuem para o avanço do conhecimento científico, mas também geram impactos diretos na sociedade. No âmbito da UFMA, os professores participam ativamente em projetos que abrangem diversas áreas do saber, desde a saúde até as ciências humanas, passando pela tecnologia e inovação. 

Um dos exemplos dessa atuação é a participação de professores da UFMA em pesquisas voltadas para a educação, buscando novas metodologias de ensino e formas de aprimorar o processo de aprendizagem. Esse trabalho, muitas vezes realizado em conjunto com os alunos, fortalece a prática docente e faz com que a Universidade se mantenha atualizada e relevante para sociedade.

Pesquisa e Educação Básica

No contexto da educação básica, os professores também desempenham um papel fundamental na formação inicial dos estudantes. No Colégio Universitário (Colun), vinculado à UFMA, docentes da educação básica têm uma função semelhante à dos professores universitários, sendo responsáveis por educar, mas também por investigar e aplicar novas técnicas pedagógicas. 

O Colun é um laboratório educacional que une a prática pedagógica ao rigor científico, servindo como espaço de experimentação e aprimoramento das práticas de ensino. Assim, os professores de educação básica se relacionam diretamente com as pesquisas realizadas no ambiente acadêmico, aplicando e testando essas descobertas com seus alunos, criando um clico virtuoso de melhoria contínua do ensino.

Esses professores também trabalham em colaboração com os docentes da Universidade para desenvolver metodologias que possam ser aplicadas em escolas públicas, contribuindo para a formação de jovens cidadãos e para o fortalecimento da educação básica no país. Esse intercâmbio é fundamental para a formação de professores mais capacitados e para a melhoria das práticas pedagógicas em todos os níveis de ensino.

 Os Desafios e as Conquistas dos Docentes no Ensino Superior 

A docência no ensino superior é uma prática complexa que envolve conciliar atividades de ensino, pesquisa e extensão. Segundo o professor Bergson Utta, que lidera uma pesquisa intitulada ‘A Prática Educativa no Ensino Superior: As Representações Sociais nas Vivências de Docentes do Curso de Licenciatura’, o envolvimento em projetos de pesquisa é crucial para a formação contínua dos docentes. Bergson explica que sua experiência como coordenador de curso em um câmpus do interior do Maranhão o levou a investigar as práticas docentes e o impacto delas nas vivências dos estudantes e professores.

Durante sua pesquisa de doutorado, Bergson observou que a prática dos 'docentes encantadores’, aqueles que conseguem motivar e envolver seus alunos de maneira especial, tem dimensões fundamentais, como o diálogo, a sensibilidade e o compromisso profissional. Essas dimensões demonstram como o professor universitário pode ser não apenas um transmissor de conteúdo, mas também um formador de caráter e comportamento, capaz de inspirar seus alunos a buscar aprendizado mais autônomo e consciente. 

O professor afirma que "a dimensão ‘exemplo docente’ impacta consideravelmente na vida dos discentes", o que sugere que a relação entre professor e aluno no ensino superior vai além da simples transmissão de conhecimento. Ele defende que práticas educativas reflexivas e sensíveis, aliadas a uma constante revisão de estratégias pedagógicas, são essenciais para o sucesso na formação de novos professores. Essa abordagem é particularmente relevante quando se fala dos cursos de licenciatura, que preparam docentes para atuar em um cenário cada vez mais desafiador.

"A formação continuada, que muitas vezes ocorre na pós-graduação, é um processo que amplia o conhecimento e conduz à reflexão sobre a prática docente. Isso proporciona um novo fôlego ao professor, permitindo que ele se torne mais motivado e capacitado para enfrentar os desafios da sala de aula", afirma Bergson.

 Segundo ele, a prática reflexiva e a sensibilidade são fundamentais na formação dos futuros docentes, e isso está diretamente relacionado à pesquisa acadêmica. “A pesquisa é uma ferramenta poderosa que pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Ela permite que os professores compreendam melhor suas práticas e adaptem suas metodologias para atender às necessidades dos estudantes”.

A Pesquisa Acadêmica como Ferramenta de Transformação

O papel do professor universitário como pesquisador é outro elemento essencial para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes. As pesquisas conduzidas por professores da UFMA, como a investigada por Karla Cristina Silva Sousa sobre as “Práticas Docentes para a Educação das Relações Étnico-Raciais nas Redes Escolares Públicas Maranhenses”, são exemplos do impacto que a pesquisa acadêmica pode ter na educação básica. A pesquisa de Karla busca entender como os docentes podem promover uma educação antirracista nas escolas públicas, um tema extremamente relevante para o contexto brasileiro.

Outro exemplo é o estudo conduzido por Érbio dos Santos Silva, intitulado “Didática e Formação Docente: Desafios à Práxis Docente em Tempos de Pandemia”. Esse trabalho aborda os desafios impostos pela pandemia de covid-19 à prática educativa, questionando como os professores puderam adaptar suas estratégias de ensino em um cenário de distanciamento social e ensino remoto. A pandemia mostrou como é importante que os professores estejam preparados para enfrentar mudanças inesperadas e como a pesquisa acadêmica pode fornecer as ferramentas necessárias para esse enfrentamento.

A pesquisa acadêmica também tem papel fundamental em questões mais amplas de desenvolvimento social e econômico, como demonstrado no estudo de Rodrigo Gustavo de Souza, que investiga as relações entre 'Educação e Crescimento Econômico'. O estudo de Rodrigo examina como a educação pode ser um motor de desenvolvimento econômico, ressaltando a importância de políticas públicas voltadas para a melhoria do sistema educacional.

Paixão pela Docência

Em uma conversa inspiradora, a Professora Ilma Viera, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), compartilhou sua visão sobre a importância do papel do educador. "Ser professor é uma ação sem precedentes, difícil até de se traduzir em palavras o que significa para uma pessoa como eu", afirmou Ilma, destacando a relevância dos professores na formação de qualquer profissional. Para ela, "é uma atividade que, embora difícil de se traduzir em palavras, é mais do que necessária para a formação pessoal e humana de qualquer indivíduo".

A professora também enfatizou a importância da educação pública e o compromisso que muitos docentes têm em permanecer na Universidade, mesmo após a aposentadoria. "Eu poderia ter ido para o setor privado, mas escolhi continuar aqui porque é uma universidade pública, e lecionar é minha paixão", declarou. Essa paixão pela educação é um testemunho do impacto que os professores têm na vida de seus alunos e na sociedade em geral. 

Ao ser questionada sobre o que gostaria dizer aos seus colegas de profissão neste Dia dos Professores, a professora Ilma fez uma reflexão profunda sobre o ofício. "Ser professor é imprescindível na formação pessoal e humana da pessoa, e na formação de qualquer sociedade", ressaltou. Ela enfatizou que a educação deve ser o mérito dos educadores em sua formação.  

"O que eu quero dizer é que ser professor é uma atividade que, embora difícil de traduzir em palavras, é mais do que necessária. Precisamos continuar lutando para que a educação pública permaneça forte e acessível a todos", finalizou. 

A Contribuição das Pesquisas na UFMA para a Educação

As pesquisas realizadas pelos docentes da UFMA têm impacto direto na formação de professores e no aprimoramento das práticas pedagógicas. Elas ajudam a construir uma educação mais inclusiva, reflexiva e preparada para os desafios do futuro. O Dia dos Professores é uma data que nos convida a celebrar o trabalho desses profissionais que são, ao mesmo tempo, educadores, pesquisadores e agentes de transformação social.

Na UFMA, os docentes desempenham um papel crucial na formação de novos professores, ajudando a moldar o futuro da educação no Maranhão e no Brasil. Suas pesquisas, reflexões e práticas pedagógicas têm um impacto direto na melhoria da educação no estado, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. 

Nesse cenário, é fundamental reconhecer a importância do professor como pesquisador e formador de opinião, capaz de transformar realidades e inspirar novas gerações de educadores. Como destacaram a professora Ilma e o professor Bergson, a prática docente precisa ser constantemente revista e aprimorada, sempre com o objetivo de oferecer uma educação de qualidade que vá além do conteúdo acadêmico e forme cidadãos críticos e conscientes, capazes de lidar com os desafios de uma sociedade em constante transformação. O compromisso dos professores da UFMA, por meio de suas pesquisas e práticas educativas, mostra que o papel do educador é, mais do que nunca, ser um agente de mudança, promovendo não apenas o aprendizado, mas também a inclusão, a equidade e o desenvolvimento humano.

Por: Geovanna Selma

Produção: Sarah Dantas

Revisão: Jáder Cavalcante

Divulgação: Paulo Miranda

 

registrado em: