Departamento de Música da UFMA divulga edital de ingresso no Curso de Música THEM 2024.1

publicado: 13/11/2023 12h10, última modificação: 13/11/2023 12h10
Inscrições para o processo seletivo iniciam nesta segunda-feira, 13, e encerram no dia 24 de novembro
5bc0c3eb-5833-4edd-8ba3-e6a61c41603b.jpeg

O departamento de Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) junto da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) torna público o edital referente a vagas para ingresso no Curso de Música – licenciatura no semestre letivo de 2024.1. Ao todo, serão ofertadas 30 vagas de graduação, sendo 15 para a Linha de “Formação em Educação Musical” e 15 para a “Linha de Formação em Instrumento” nas opções Piano, Trompete ou Violão, em turno integral. O seletivo ocorrerá em duas etapas: a primeira, de caráter classificatório e eliminatório, será efetuada com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente apenas ao ano de 2023; a segunda, também de caráter classificatório e eliminatório, consistirá no Teste de Habilidades Específicas em Músicas (THEM) que conta com as provas Teórica (escrita) e Prática (com entrevista).

As inscrições inicaram nesta segunda-feira, 13, e se estendem até o dia 24 de novembro através de formulário on-line disponível no link no qual deverão ser anexados a cópia digital do RG e o Boletim de notas do Enem.

A prova teórica, para todas as linhas formação, será aplicada em sala coletiva com no máximo 2 horas de duração, na qual os candidatos deverão levar caneta azul ou preta. A aplicação terá dois momentos: o primeiro baseia-se em escuta, percepção e ditado, com limite de 5 repetições para cada questão; e o segundo consiste no uso do tempo restante para responder questões sobre conteúdos como notação musical, gêneros musicais e história da música. Será atribuída nota de 0 a 10 cuja avaliação será feita por Comissão Docente do Departamento de Música.

A prova prática para a linha de formação em educação musical contará com três momentos, sendo eles: a entrevista, em que o candidato falará brevemente sobre sua experiência musical como estudante, assim como sua escolha pela possível formação profissional. Em seguida, ele deverá discorrer sobre a obra musical, peça escolhida que irá cantar ou tocar ao final da referida prova, mediante entrega de uma cópia da partitura à Banca Examinadora; Leitura (rítmica e/ou melódica) de uma partitura simples, à primeira vista, com 1 minuto para estudo prévio, que será fornecida no momento da prova; interpretação de uma peça musical (vocal ou instrumental), peça solo de livre escolha, seja ela completa ou parcial, com no máximo 3 minutos de duração.

Já a prova prática para a linha de formação em instrumento será dividida em três categoria para cada instrumento escolhido previamente no ato da inscrição. A prova prática de piano terá dois momentos: uma dança típica dentre as seguinte possibilidades: minueto, gavota, bourée, courante, allemande, ländler, valsa, polca, mazurca, schottisch, tango brasileiro, maxixe, lundu, foxtrote ou samba; e uma peça de livre escolha para piano solo, aprendida através de partitura.

No trompete, haverá dois momentos: Sonata Op. 5 nºVIII, Prelude, de Arcangelo Corelli, transcrita para trompete solo em Si bemol; e uma peça de livre escolha para trompete solo. Na prova prática de Violão, terão dois critérios de avaliação: um estudo, a escolher dentre os seguintes autores: Fernando Sor, Matteo Carcassi, Ferdinando Carulli, Mauro Giuliani, Heitor Villa Lobos ou Leo Brouwer; e uma peça de livre escolha para violão solo, sem utilização de voz.

Para todas as provas práticas, o curso colocará à disposição um violão, um piano digital, uma bateria e uma caixa ativa. Equipamentos como cabos de áudio e outros instrumentos deverão ser trazidos pelo candidato.

A prova teórica aocorrerá no dia 04 de dezembro das 08h às 11h na sala de música 1 no Centro de Ciências Humanas (CCH) na UFMA Câmpus Dom Delgado. A prova prática ocorrerá no mesmo dia das 11h às 17h na sala de música 2 no CCH.

A publicação dos resultados parciais e provisórios dos testes será divulgado no dia 07 de dezembro através dos portais da UFMA e do departamento de Música.

A classificação final dos candidatos aprovados para ingresso no Curso de Música – licenciatura será gerada da ordem decrescente do somatório das seguintes notas: A média aritmética das cincos notas da prova do Enem, correspondente a cada área de conhecimento avaliada e a média da redação; e a nota final do THEM constituída pela soma das notas da prova teórica e prática multiplicada por 50.

Para saber mais, acesse o edital aqui.

Por: Karina Soares

Produção: Bruna Castro